Foi aprovado em segunda discussão na Sessão da Câmara Municipal projeto de lei municipal, de autoria da vereadora Juliana Damus (PP), que proíbe a exposição e venda de animais em estabelecimentos não especializados no respectivo ramo de atividade, sem a anuência expressa do órgão responsável por esses animais, juntamente com o aval do Poder Público.
Segundo a autora do projeto é preciso assegurar de alguma forma tanto a proteção dos animais, quanto a garantia e assistência dos seus compradores.
O Presidente do Kennel Clube Araraquara, Paulo Amaral, no dia 28 de outubro, ocupou a tribuna da livre da Câmara Municipal para explicar e reforçar a importância e necessidade da aprovação do projeto.
Ele contou que pessoas de outras cidades realizam exposições em Araraquara com animais maltratados e doentes.
“Os vendedores aplicam remédios como anti-coagulantes e anti-diarréicos nos animais para “camuflar” a doença. Por isso, muitas vezes, sou procurado por famílias que tiveram seus animais doentes ou mortos alguns dias após a compra. Isso é uma absurdo e um descaso à população de Araraquara”, relatou indignado o Presidente do Kennel Clube Araraquara. Ele contou ainda que em casos como esse, tentou estabelecer contato com o vendedor do animal através de endereço deixado por ele e a correspondência sempre é devolvida por endereço inexistente.
“Esperamos que o Executivo sancione esse projeto, pois através dele, poderemos diminuir os prejuízos financeiros e emocionais causados aos compradores e os maus tratos causados aos animais”, concluiu Juliana Damus.