Julho das Pretas: “Estética Negra” é a abordagem desta quarta-feira (14)

0
717

Empreendedoras de estética relatam suas trajetórias; participam: Bruna Ribeiro, Daniela Costa, Marie Souza e Iyabo Sadiat Lawal

Empreendedoras da estética são as convidadas do Julho das Pretas desta quarta-feira, 14 de julho, na programação “Estética Negra”. O evento “Julho das Pretas”, realizado pela Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais e Coordenadoria de Políticas para Mulheres, apresenta uma série de lives temáticas e também o Prêmio Drª Rita de Cássia, homenageando mulheres negras que se destacam com suas histórias e ações.
A roda de conversa “Estética Negra” apresenta a experiência de profissionais da cidade que atuam no mundo da estética. Participam as convidadas: Bruna Ribeiro (Studio Wakanda), Daniela Costa (Espaço Daniela Costa), Marie Souza (Salão Pelas Mãos de Marie) e Iyabo Sadiat Lawal (Salão Bumz Mega Hair).
“Nossas convidadas irão mostrar um pouco dos desafios diários de como é ser mulher negra nesse lugar de empreender, incentivar e superar as adversidades do mercado de trabalho”, explica Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-Raciais.
“Conversaremos sobre a ditadura do padrão de beleza que muitas vezes é imposta às Mulheres Negras, mas, sobretudo, da liberdade que buscamos em usar o cabelo com tranças, ou Black Power, alisados ou coloridos. Assim como a live ‘das Cientistas’, nosso foco igualmente será estimular que outras mulheres possam caminhar nessa área através dos relatos das respectivas trajetórias”, explicou a coordenadora.
Gabriela Palombo, coordenadora de Políticas para Mulheres, lembra que esse debate sobre estética e padrões de beleza é fundamental para que mulheres negras se libertem, para que sejam elas mesmas. “Parece algo simples, mas o fato é que a opressão pelos padrões de beleza se reflete em muita tristeza e dor para a maioria das mulheres, problema que se agrava em virtude do racismo.”
As atividades acontecem digitalmente, por meio do Facebook, nos canais da Prefeitura de Araraquara e “Amigos do Centro Afro”, a partir das 19 horas. Não é necessária inscrição prévia: basta chegar e participar.
Vale destacar que a programação do Julho das Pretas segue até o dia 28 de julho. As lives continuam com: Afroempreendedorismo e Empreendedorismo Afro (dicas e ferramentas para vendas online), no dia 21; Mulheres no Hip Hop (a luta pela visibilidade), dia 22. No dia 23 (sexta-feira) será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Drª Rita de Cássia com a projeção das fotos de 20 mulheres homenageadas em 2020 e em 2021. A projeção será realizada no prédio da Prefeitura das 17h às 21h.
Por fim, no dia 28, acontece o encerramento do Julho das Pretas, com um vídeo dedicado a todas as mulheres que participaram das atividades durante o mês, contando com as palestrantes e as homenageadas. Toda a programação é gratuita.

Conheça as convidadas da mesa “Julho das Pretas – Estética Negra”:

– Bruna Ribeiro (Studio Wakanda)

Trançadeira a 17 anos, Bruna é especialista em Tranças Africanas, Box Braids, Tranças Nagô, Twist, Crochet Braids, Dreads encapados e afins, além de trabalhar com alongamentos de cabelos naturais. Vale destacar que Bruna criou o “Deixe me TrançAr-te”, um projeto sócio educativo que objetiva trabalhar junto com crianças e adolescentes de baixa renda. Ainda, a cabeleireira ministra cursos profissionalizantes na área da beleza negra, culminando assim para a autossuficiência da mulher.

– Daniela Costa (Espaço Daniela Costa)

Daniela é esteticista com especialização em pele negra, além de ser Massoterapeuta, Reikiana e Terapeuta Natural. A profissional criou o projeto Estética Periférica e é membro do Imani – Cabelos e Estética.

– Marie Souza (Salão Pelas Mãos de Marie)

Marie é cabeleireira há 7 anos e já passou por diversas experiências, com muito conhecimento de química em geral. Incentivadora dos cachos naturais, Marie estuda para cuidar e desenvolver facilidades para suas clientes. Crescimento, fortalecimento e hidratação dos fios são suas especialidades.

– Iyabo Sadiat Lawal (Salão Bumz Mega Hair)

Iyabo exerce a profissão de cabeleireira há 13 anos e está no Brasil desde 2007. Especialista em todos os tipos de tranças – com destaque para tranças Didi, Twists, Crochet Braids – a profissional também faz alisamentos e implantes capilares. Grande empreendedora, Iyabo procura sempre se atualizar em sua função e na gestão do seu negócio, ampliando para além do salão as vendas dos produtos mais procurados pelas clientes.

SERVIÇO:
Julho das Pretas apresenta “Estética Negra”
Local: canal da Prefeitura de Araraquara e “Amigos do Centro Afro” no Facebook
Data: quarta-feira (14 de julho)
Horário: 19 horas
Grátis

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.