Jovens têm crise de ansiedade ‘coletiva’; especialista explica como mau uso do celular pode causar dependência

0
351
Foto ilustrativa (pixabay)

Neurocientista precursor em dizer que o mau uso da internet deixa as pessoas menos inteligentes e a revelar transtornos mentais pelo excesso de uso de redes sociais, volta alertar a sociedade

Recentemente, 26 alunos de uma escola estadual de Recife (PE) passaram mal com falta de ar, tremor e crise de choro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) informou que os alunos tiveram uma crise de ansiedade. Como esses quadros de ansiedade dos jovens podem ser influenciados pelo mau uso do celular e das redes sociais?

O PhD em neurociências, mestre em psicologia e biólogo, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, vem alertando desde 2018 sobre o ambiente digital estar trazendo sérios riscos para a saúde mental de crianças e adolescentes. Casos como esse estão se tornando cada vez mais comuns. Inclusive, os temas ‘O mau uso da internet está deixando as pessoas menos inteligentes’ e ‘O excesso de redes sociais revela transtornos de personalidade’, fazem parte de sua turnê de palestras na Campus Party Brasil, Bolívia e agora em Portugal. O cientista no Hospital Martin Dockweiler e professor da Logos University International e Universidad Santander afirma que o problema é universal, mas é pior no Brasil.

Agrela chegou a dizer no início da pandemia que o Brasil seria o maior consumidor de celular do mundo, o que se confirmou no final do ano passado. “O brasileiro é o povo mais ansioso do mundo, isso tem relação com a violência, diferenças sociais e agora com a pandemia e questões políticas. Excesso de ansiedade conduz à necessidade de sensações de prazer que são mais fáceis de serem exploradas nas redes sociais, mas este ciclo recompensa e ansiedade acentua-se mais já que, para buscar novas e melhores sensações a ansiedade torna-se constantemente acionada. Essa hiperatividade causa diminuição das regiões da emoção e da inteligência no cérebro colocando a vida das pessoas em risco por diversas consequências.” disse o cientista.

O apego exagerado dos jovens com o celular, chegando a ser até doentio, se tornando uma necessidade incontrolável da qual a pessoa não consegue se livrar, preocupa o professor há muitos anos, mas vêm ganhando mais alarde após casos como o dos estudantes do Pernambuco.

Apesar de ser um assunto que está ganhando os holofotes somente agora, Dr. Fabiano de Abreu vem alertando sobre este assunto desde 2018: “Naquela época, publiquei um artigo científico que detalha o funcionamento do cérebro e como a internet afeta a região da inteligência, da lógica e coerência. Da região que orquestra todas as demais regiões, que alerta às consequências e que controla a emoção. Em 2019, eu já havia avisado a minha filha e demais crianças sobre o Tik Tok e que ele é mais perigoso que o Instagram”, ressalta.

Segundo Fabiano, “o que acontece no cérebro é essa intercepção, uma falta de controle emocional que desencadeia disfunções que acarretam atitudes impulsivas”. E a situação pode piorar ainda mais, revela: “A rede social vai causar danos ainda mais sérios e pode levar à morte. Empresas como Facebook e Tik Tok sabem disso e continuam investindo em neurociência inadequadamente, para que as pessoas liberem cada vez mais dopamina que é viciante segurando assim o usuário. A dopamina é conhecido como neurotransmissores da recompensa, liberada já na expectativa, mas não somente a dopamina como outras substâncias químicas estão envolvidas. O cérebro busca sempre as boas sensações aumentando a ansiedade que funciona como uma pendência para mais liberação dessas substâncias.”

Para quem não conhece, o neurocientista explica o efeito deste agente químico no organismo: “A dopamina é um neurotransmissor da recompensa que o organismo pede sua liberação de forma gradativa. Além disso, a falta de atenção, dificuldade de memorização, excesso de ansiedade, desmotivação constante e oscilações emocionais. São fruto de disfunções em regiões do cérebro”. Diante deste cenário sombrio pela frente, Abreu lamenta que muita gente ainda não tenha noção da gravidade do problema que está aí: “As pessoas não estão levando a sério pois também estão dependentes da rede social. Como um comboio que prefere não enxergar os danos que ela causa já que também se satisfaz com ela”, sinaliza.

Alguns dos artigos científicos sobre o tema publicados

www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/19636
https://cdn.atenaeditora.com.br/documentos/ebook/202203/7c7b73e5c82d5b071957f3ea4b144e5261d27eab.pdf
https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/1866/2654

Sobre
Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é um PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat – La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil e investigador cientista na Universidad Santander de México. Sobre: https://www.instagram.com/fabianodeabreuoficial/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.