Jovens do Abrigo Fundação Reviver de Américo visitam a trilha ecológica do Basalto

0
286

O Parque Natural Municipal de Proteção Integral do Basalto está aberto para visitas monitoradas

Adolescentes do Abrigo Fundação Reviver de Américo Brasiliense visitaram, na manhã desta terça-feira (19), a trilha ecológica monitorada no Parque Natural Municipal de Proteção Integral do Basalto. A atividade foi mediada pelos técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), atuantes na Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental.

Tiago Sant’Anna de Oliveira, técnico da SMMAS, atuante na Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, destaca que, durante a atividade, os estudantes puderam conhecer o Centro de Educação Ambiental, onde realizaram experimentos de educação ambiental.

“Fizemos o experimento de erosão e absorção de água pelas rochas do Aquífero Guarani, falamos sobre a importância do consumo consciente e eles também observaram o mostruário de tempo de decomposição dos resíduos. Posteriormente, foi realizada a Trilha Ecológica para conhecer o Parque do Basalto. Ao longo da trilha, foram apresentados importantes conceitos relacionados à ecologia, como biodiversidade, biomas, sobre o conceito de unidade de conservação, mata de galeria, mata ciliar, entre outros”, especificou o técnico.

Tiago acrescenta que os estudantes também puderam conhecer mais sobre as espécies dos diferentes biomas presentes no local, aprenderam um pouco sobre o Cerrado, a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica. “Foi apresentada a história da formação do parque e sua hidrografia. O Parque, antigamente, era uma pedreira, formada principalmente por uma rocha chamada Basalto, hoje constituinte de vários pontos da cidade, como a Rua Voluntários da Pátria. E conta ainda com uma cachoeira formada pelo Córrego da Caixa D’água, popularmente conhecido como Córrego do Pinheirinho”, descreve ele, ressaltando que o objetivo da trilha foi conectar os participantes ao meio ambiente. “A ideia era mostrar as relações de interdependência que ocorrem na natureza e que fazemos parte desse equilíbrio. Sendo assim, a natureza não nos pertence, mas sim, somos parte dela”, conclui Tiago.

O gerente de Planejamento, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Valter Luiz Iost Theodoro, reforça que a trilha ecológica estimula a reflexão nos visitantes. “É uma oportunidade de transmitir às crianças conceitos ecológicos. Além disso, o contato com a natureza proporciona bem-estar, paz, tranquilidade e isso, com certeza, os tornarão pessoas melhores e mais humanas no futuro. Não se pode perder o contato com a natureza”, finaliza.

O Parque Natural Municipal de Proteção Integral do Basalto está aberto para visitas monitoradas a todas as escolas do município (redes Municipal, estadual e particular de ensino). Os agendamentos de visitas monitoradas podem ser realizados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, através do telefone (16) 3339-5000.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.