Atividade será realizada no Museu Ferroviário, neste sábado, e abre as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico
Abrindo as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anuncia a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. Com o tema “Ferrovias”, o evento promove atividades gratuitas em 40 municípios, promovendo o resgate da memória do sistema ferroviário paulista.
Araraquara recebe a programação da Jornada do Patrimônio neste sábado (03), das 9h às 12h, no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo. Haverá visitação ao museu e também o show “Música Brasileira e Ferrovia” com Agrício Costa e Gera Machado, às 10h, dialogando com o público sobre a importância do trem na cultura brasileira, em um cenário onde passado e presente se encontram nos trilhos históricos. O evento na cidade tem o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico.
De acordo com a organização da Jornada do Patrimônio, neste ano, o evento leva programação artística para espaços históricos, com o foco na importância das ferrovias. A antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural. Um meio não só de locomoção, e sim de histórias, vivências, trocas e experiências.
“Uma vez que o sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas, ele permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do estado. Neste ano, a Jornada vai fazer o resgate dessas histórias que, por meio das rodovias, marcaram a história de São Paulo”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Além de Araraquara, a Jornada do Patrimônio chega aos municípios de São Paulo, Bananal, Botucatu, Brodowski, Chavantes, Cubatão, Ourinhos, Santa Bárbara D’oeste, Tupã, Bauru, Biritiba Mirim, Casa Branca, Descalvado, Echaporã, Jaboticabal, Jaguariúna, Jundiaí, Mairinque, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, Queluz, Santa Rita do Passa Quatro, Santana de Parnaíba, Taubaté, Santos, Águas da Prata, Caieiras, Campinas, Campos do Jordão, Cardoso, Cosmópolis, Cruzeiro, Guararema, Santo André, Araçatuba, Ribeirão Preto e Sorocaba.
Patrimônio – A Estação Ferroviária de Araraquara, localizada na Rua Antônio Prado, 611, próxima à Avenida Brasil e ao Córrego da Servidão, desempenhou um papel crucial no direcionamento do crescimento urbano para essa região desde sua inauguração em 1885 pela Companhia Rio Clarense de Estradas de Ferro, posteriormente absorvida pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Em 1898, tornou-se um ponto de entroncamento com a Estrada de Ferro Araraquara, marcando um período de expansão significativa.
Após reformas pela Fepasa em 1971 e um período de uso pelas concessionárias Ferroban e ALL, a estação encerrou suas operações de passageiros em 2001. Em 2008, reabriu como o Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, resultado de esforços da Prefeitura Municipal de Araraquara, ABPF, Uniara e AFA para preservar a história ferroviária da cidade.
O edifício, construído em 1912, apresenta uma planta retangular com uma plataforma coberta paralela às linhas, e inclui uma gare e outros edifícios como armazéns e oficinas, caracterizados por uma arquitetura eclética. Hoje, o museu exibe uma coleção diversa de ferramentas, objetos ferroviários e documentos, proporcionando aos visitantes uma imersão na história ferroviária de Araraquara.
SERVIÇO:
Jornada do Patrimônio
Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, 611)
Dia: sábado (03 de agosto)
Horário: 9h às 12 horas
Atração: Show “Música Brasileira e Ferrovia”, com Agrício Costa e Gera Machado (10 horas) + visita ao museu
Programação gratuita
(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)