João Platino e Flor Morena são atrações musicais do Choro das Águas deste domingo (26)

0
345
João Platino e Flor Morena

Música sertaneja raiz, feira de artesanato e oficina de chocalho estão na programação

A dupla João Platino e Flor Morena é a atração musical do Choro das Águas deste domingo (26). A programação realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart apresenta ainda: Feira de Artesanato e a atividade infantil “Oficina de Chocalho”, com Eduardo Marçal. As atividades são gratuitas e têm início às 16 horas na Praça do Daae – Fonte Luminosa.

A programação tem início com a Feira de Artesanato, reunindo artesãos da cidade e região. O trabalho manual, fonte de renda para muitos, é incentivado e é o carro-chefe da feira que revela muitos artistas com seus trabalhos criativos e originais, com ótimas e variadas opções de presentes.

A oficina de Chocalho, com Eduardo Marçal, terá início às 16h30 para as crianças, visando oferecer atividades musicais por meio do chocalho. A atividade, com este instrumento presente na cultura popular brasileira, contribui para o desenvolvimento musical e para a coordenação motora dos participantes. Os participantes irão colorir e personalizar o instrumento feito com garrafa pet, para que se sintam parte do instrumento.

Eduardo Marçal é cientista social em formação, ritmista da escola de samba Tom Maior, ator formado pelo Senac, arte-educador atuando há 2 anos no programa das Oficinas Culturais, foi organizador de um bloco carnavalesco em 2018 e desfila em escola de samba desde 2014.

Já a apresentação musical de João Platino e Flor Moreno, terá início às 18 horas. A proposta apresenta músicas sertanejas de raiz do repertório inédito da dupla, além de clássicos de duplas ou artistas solos que fizeram seu nome dentro da cultura raiz. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas conheçam um pouco de nossas músicas autorais e também apreciem canções que relatam as histórias muitas vezes vividas pelo homem do campo”, apontam.

João Platino – ou Vicente de Paula Julio – é formador de gerações de violeiros em Araraquara. Formou a Escola Sinfonia de Viola junto com a filha Jenifer, local onde passa um pouco do seu conhecimento obtido em mais de 50 anos com a viola caipira. Já a Flor Morena – ou Jenifer Silva Julio – se aperfeiçoou na arte de tocar viola e estendeu o ensino à diversas outras pessoas amantes deste instrumento. Jenifer levanta a bandeira da música sertaneja de raiz interpretando grandes clássicos sertanejos e fazendo apresentações em diversos lugares.

A programação do Choro das Águas é gratuita e realizada na Praça do Daae – Fonte Luminosa, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia, próximo ao Gigantão.

SERVIÇO:

Choro das Águas

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 – Vila Harmonia – próximo ao Gigantão)

Data: domingo (26 de junho)

Horários:

– 16h: Feira de Artesanato

– 16h30 às 17h30: “Oficina de Chocalho”, com Eduardo Marçal (atividade infantil)

– 18h às 19h30: João Platino e Flor Morena (música/sertanejo raiz)

 Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.