Jardim Pinheiros recebe equipes de combate à dengue neste sábado (26)

0
431
Gerência de Controle de Vetores também divulgou programação de bairros que serão visitados na segunda-feira (28)
 

Neste sábado (26), os agentes de controle de endemias, da Vigilância Epidemiológica, vão até o Jardim Pinheiros, onde farão a resolução de pendências, incluindo a vistoria em imóveis fechados e locais em que os moradores não são encontrados durante as verificações de rotina. 

 
O serviços voltados para a contenção da epidemia de dengue foram intensificados pela Prefeitura de Araraquara por conta do crescimento do número de casos na cidade. O trabalho consiste em bloqueio aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela, além de orientações de prevenção.

A Gerência de Controle de Vetores divulgou também a programação para esta segunda-feira (28), quando as equipes de bloqueio contra criadouros passarão pelos bairros do Jardim Brasil, Parque Gramado, São Geraldo e Jardim Domingos Sávio.

Vale destacar que 80% dos criadouros de dengue estão nas residências. Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados na tentativa de minimizar essa questão. O descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone 0800 770 1595.

Uso de drone

Nesta segunda-feira também será realizada uma ação com a utilização de um drone na busca por focos da dengue no Centro. A operação será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e da Gerência de Controle de Vetores, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. Com o equipamento, serão observados imóveis onde não foi possível adentrar ou focos de difícil acesso. Posteriormente à vistoria com drone será feita a vistoria em terra com os agentes de endemia e os fiscais da dengue.

Números atualizados

O balanço divulgado pela Vigilância nesta sexta-feira, 25 de março, aponta que Araraquara atingiu a marca de 1.572 casos confirmados de dengue em 2022. Foram 138 casos em janeiro, 636 casos em fevereiro e 798 em março. O total deste ano ainda está muito abaixo do registrado em 2019, quando o município enfrentou uma epidemia (com 23.134 casos registrados no ano inteiro e 16.911 entre janeiro e março), porém o índice de 2022 já está acima do registrado no ano todo de 2021. Neste ano, quatro óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.

Vale destacar que os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

 

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.