Obviamente também no material rodante
(Texto-foto Ary Costa Pinto) O deputado Roberto Massafera participou de reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga causas de acidentes ferroviários. Nessa semana foi ouvido vice-presidente da Rumo-All, Daniel Rockembach. Há oito meses a Rumo se integrou a ALL compondo uma nova administração. Segundo a empresa, grandes investimentos estão sendo feitos para eliminar gargalos e trazer mais segurança às operações ferroviárias. O vice-presidente descreveu as melhorias que serão introduzidas especialmente no porto de Santos para assegurar maior rapidez no embarque de cargas.
O representante da concessionária apresentou o plano de atuação em todas as cidades paulistas cruzadas pela malha ferroviária com a construção de passagens de nível, elevados e inferiores, além de contornos.
Mobilidade
Massafera cobrou soluções para mobilidade urbana e segurança provocado pela passagem de trens e manifestou esperança de que a fusão entre Rumo e ALL traga alento ao setor.
O parlamentar lembrou que desde a Escola de Engenharia Civil da USP-São Carlos, década de 60, aprendeu que o transporte aquaviário é o mais barato, seguido pelas ferrovias. "Toda nossa geração, preocupada com o desenvolvimento nacional, tinha entusiasmo pelas ferrovias".
A retomada
Massafera apontou que nos anos 60 foi constituído pelo governo federal, o Grupo Executivo de Implantação da Política de Transportes (GEIPOT). Era formado por integrantes de diferentes ministérios para solucionar problemas e acabou impondo o rodoviarismo em detrimento das ferrovias.
"Desde aqueles anos as nossas ferrovias conheceram o descaso e hoje 50 anos depois, estamos retomando o caminho ensinado nas escolas de engenharia do mundo".