Inverno sem doença: 4 receitas de sucos e chás para fortalecer o sistema imunológico no período

0
328

Existem compostos bioativos presentes nos chás e sucos que podem melhorar nossa imunidade

Gripes e resfriados são grandes problemas no inverno, período do ano em que nossa sensibilidade a esse tipo de doença é maior. Para garantir as defesas do organismo e evitar essas doenças, é possível preparar bebidas que nutram nosso organismo. “Os chás e as águas aromatizadas são alimentos funcionais que pode trazer vários benefícios ao organismo em geral e também à pele, que vão muito além da hidratação. Muitos chás são medicinais e podem ter efeitos terapêuticos complementares para várias enfermidades. Porém quando pensamos em funcionalidades preventivas, muitas são as opções que podem ser incluídas no hábito alimentar diário. Entre os principais compostos bioativos presentes nos chás, estão os polifenóis, entre eles as catequinas do chá verde, as antocianidinas das infusões avermelhadas como hibiscos, flores e frutas vermelhas, os carotenoides presentes nas infusões de flores e frutas amarelas, e minerais como o silício orgânico presente nas infusões de cavalinha, maçãs e laranjas. Todos esses elementos podem conferir aos chás e águas aromatizadas ou sucos com ervas e frutas, atividades antioxidantes, que são benéficas ao organismo como um todo”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). “As bebidas de inverno podem oferecer um suporte nutricional adequado ao nosso sistema imunológico, corrigir a inflamação e garantir a funcionalidade de nossas mucosas, prevenindo doenças e mantendo a saúde”, diz a médica, que comenta quatro receitas de chás e sucos imunomodulares, anti-inflamatórios e antibióticos naturais, que irão contribuir com sua saúde e imunidade.

1.Chá de Frutas vermelhas com Gengibre

Ingredientes: 1 colher de sopa de gengibre; 1 xícara de água; 1 xícara (chá) de frutas vermelhas (framboesa, mirtilo e amora). Modo de preparo: Em uma panela colocar o gengibre e despejar a água, levar ao fogo, depois que levantar ebulição, deixar ferver por aproximadamente 5 minutos. Após esfriar (opcional), coe e liquidifique com as frutas vermelhas. Servir quente ou frio.

Segundo a médica nutróloga, além dos benefícios dos polifenois presentes nas frutas vermelhas, o gengibre conta com compostos bioativos entre eles o mais importante é o gingerol, que tem comprovadas propriedades medicinais. “Há várias evidências científicas demonstrando atividades antibacterianas e antifúngicas do gengibre. Ele é um poderoso anti-inflamatório e também um excelente antioxidante”, explica a Dra. Marcella.

2.Chá Misto

Ingredientes: 1 colher (café) ou 4 unidades de Cravo; 1 xícara de água; 1 rama de Canela; 1 pedaço (5 cm) Gengibre ralado; 1 unidade de Limão Rosa; Mel (a gosto). Modo de preparo: Ferver durante 8 minutos o cravo, canela e o gengibre. Coar, espremer o suco de 1 limão e mel a gosto.

A Dra. Marcella ressalta que, nessa receita, a combinação de antioxidantes do limão, que conta com a Vitamina C, com o gengibre é interessante para o fortalecimento do sistema imunológico. “O cravo é rico nas vitaminas A, C, E, K e antioxidantes; a canela tem propriedades antifúngicas e analgésicas, o que faz dessa uma ótima opção em chá para prevenir ou até mesmo para quem já está resfriado ou gripado, para acelerar a recuperação. Vale ressaltar que o mel não é usado apenas para adoçar. Existem evidências em vários estudos, não conclusivos, que o mel além das propriedades antibacterianas pode impactar positivamente a resposta imunológica por causa de seu efeito antioxidante e por estimular a liberação de citocinas (mensageiros celulares) que ativam células do sistema imune”, afirma a médica. Mas é necessário ter cuidado com o consumo exagerado. Uma boa quantidade, segundo a Dra. Marcella, é aproximadamente 10 gramas (1 colher de sopa rasa ou 1 colher de sobremesa).

3.Chá de cúrcuma e pimenta

Ingredientes: 1 colher (café) cúrcuma; 1 pitada de pimenta; 1 limão rosa; 1 xícara de água; 1 rama de canela; Mel a gosto. Modo de preparo: Ferver durante 8 minutos a canela. Coar, espremer o suco de 1 limão, acrescentar a cúrcuma e a pitada de pimenta, mel a gosto.

A Dra. Marcella conta que especiarias e temperos como cúrcuma e pimenta têm particularidades e funcionalidades imunoestimulantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, portanto, são altamente benéficas nesse período de inverno.

4.Suco Imunomodulador

Ingredientes: 50 ml de suco de uva integral orgânico; 1 xícara de mirtilo e amora congelados; 5 morangos orgânicos picados; 1 colher de sopa de goji berry; 1 pedaço (10 cm) de yacon; Hortelã e gengibre a gosto; 150 ml de água. Modo de Preparo: Bater tudo no liquidificador e tomar bem geladinho!

Os grandes protagonistas da receita são as frutas vermelhas e roxas, ricas em resveratrol, um polifenol associado ao efeito imunomodulatório. “Existem também vitaminas e minerais nessa combinação que tornam o suco uma excelente opção para prevenção e ação coadjuvante no tratamento de gripes e resfriados. A batata yacon também melhora o funcionamento intestinal, o que colabora para uma microbiota saudável e ação imune no organismo. A hortelã tem efeito descongestionante e anti-inflamatório, aliada ao gengibre, que também é interessante para o sistema respiratório”, diz a Dra. Marcella.

Por fim, a médica ressalta que os sucos são opções saudáveis e práticas para ingestão rápida de nutrientes, mas como qualquer alimento, devem ser bem selecionados, preparados e consumidos de forma que não impactem no balanço energético e nos níveis de insulina e glicose, além do desejado. “É fundamental também, apostar em uma alimentação balanceada, equilibrada e o mais variada possível como forma de fornecer os nutrientes necessários para o organismo, a fim de prevenir infecções”, finaliza a médica.

FONTE:

*DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento. Instagram: @dra.marcellagarcez (Holding Comunicações – e-mail: [email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.