As empresas da região de Araraquara vão sentir os benefícios deste empreendimento de R$ 50 milhões na viabilização de corredor de exportação entre Araraquara e Santos.
O Condomínio Logístico Mega Intermodal trará mais competitividade para as empresas exportadoras e importadoras de Araraquara e região, com a redução no custo do transporte e agilidade de encaminhamento. O empreendimento da Capital Realty criará um corredor de exportação ferroviário ligando Araraquara ao porto de Santos.
O condomínio será localizado em posição estratégica do interior do Estado de São Paulo, numa área de 220 mil m2, doada pela prefeitura de Araraquara: km 87 da SP-255 (a 4 km da rodovia Washington Luís). As obras deverão ser concluídas no prazo de até 3 anos, a partir da data de registro da escritura de doação do terreno.
O valor total do investimento pode chegar a R$ 50 milhões num período de três anos, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sgobbi, incluindo terraplanagem, construção dos trilhos e investimento em tanques, câmaras frias, dentre outros.
Segundo o secretário, a posição de Araraquara no Estado de São Paulo favoreceu o investimento, assim como a estrutura de transportes existente e o incentivo do governo municipal que doou a área. No ano passado, a cidade exportou US$ 544.936 milhões, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O principal produto da pauta de exportação de Araraquara, em 2005, foi o suco de laranja. Mas também se destacaram os contratos de venda de laranja fresca, equipamentos para fabricação de vinho, peças de motores, sucos de outras frutas, meias de algodão, cintas-ligas, geradores, leite e creme de leite.
Consumidores
Pelo levantamento do Ministério, os países que mais importaram produtos fabricados em Araraquara no ano passado foram Estados Unidos, Holanda, Reino Unido, China, Bélgica, Japão, Coréia do Sul, Angola e Venezuela.
“Esse investimento nada mais é do que a redução do Custo Brasil. Com isso, as empresas locais irão ganhar maior competitividade”, afirma o secretário. A redução no custo do transporte pode chegar a 35%.
Esse intermodal aumentará as receitas do ICMS do município, pois, vai atrair mais empresas. “Além disso, a tendência é o intermodal se transformar em centro de distribuição e as empresas comecem a faturar por Araraquara”, afirma Sgobbi.
ALL
Assim como o intermodal depende da malha ferroviária, ele será fundamental para a expansão da ALL (América Latina Logística), empresa que assumiu a concessão das ferrovias Ferroban, Ferronorte e Novoeste.
Em Araraquara, está localizada uma unidade de produção da ALL uma das mais estratégicas da malha norte que engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso. A ALL deverá investir entre R$ 15 e R$ 20 milhões nos próximos anos na malha e no centro de manutenção de locomotivas.
Porto Seco
No evento desta semana, a Capital Realty informou que vai solicitar da Receita Federal a instalação do porto seco em Araraquara.A empresa, dessa forma, irá funcionar como uma agência alfandegária e aduaneira. O funcionamento do porto seco foi regulamentado pela medida provisória 320 do governo federal.