Interlagos, o templo brasileiro da velocidade

0
22
Nascimento Júnior - Alfa Romeo, primeiro piloto a vencer no circuito de Interlagos.

Colaboração: Repórter e Colunista Giovani Henrique Peroni

No dia 12 de maio de 1940, o Autódromo de Interlagos iniciou a sua história

Na classificação geral apontava em 3º lugar Geraldo Avellar – Alfa Romeo 2900 cm³, em segundo lugar Chico Landi – Maserati 3000 cm³ e em primeiro lugar Nascimento Júnior – Alfa Romeo 3500 cm³.
Na prova inaugural inscreveram-se 47 concorrentes, dos quais 17 foram desclassificados por não terem atingido o limite mínimo de tempo, que era de 5m30seg para uma volta completa no circuito de 7.960 metros. Trinta carros alinharam para a largada, e a vitória ficou com Nascimento Junior, que completou a prova, perfazendo as 25 voltas pelo circuito completo em 1h46min44.2seg, obtendo a velocidade média de 111,864 km/h. Ele fez também a melhor volta da prova em 4m9,1seg, com velocidade média de 115,029 km/h com uma máquina que foi comprada do corredor Argentino Carlos Arzani em 1939.
O piloto Nascimento Junior era prestigiado como ídolo paulista e consagrado nacionalmente por magnificas vitórias, como exemplo a vitória no Circuito da Gávea em 1938, e o mais rápido na prova classificatória de 1939.
O Grande Prêmio da Cidade de São Paulo contou com grandes nomes do automobilismo, pilotos, mecânicos, dirigentes, autoridades, promotores, imprensa e um público surpreendente de 15 mil pessoas que compareceram no autódromo com muita expectativa e emoção. Naquela época, Interlagos transformava-se numa agradável realidade e era motivo de muita comemoração.
A construção do autódromo de Interlagos foi um passo decisivo para o futuro do automobilismo brasileiro. O acervo de de informações reunido pelo engenheiro Louis Romero Sanson norteou o projeto, promovendo um dos mais belos e perfeitos traçados do mundo. Curvas e retas de alta velocidade, com ou sem sobrelevações, e diferentes graus de dificuldade, bem como trechos de subida e descida. A visibilidade do público também foi levada em consideração pelo engenheiro Sanson possibilitou que 80% dos 8 Km do circuito era possível contemplar com a bela vista dos dois lagos artificiais formados a partir de fontes de agua locais naturais.
Neste espaço está contido feitos históricos dos homens que ajudaram a construir a história do automobilismo brasileiro, envolvendo muita emoção para aqueles que viveram a era romântica deste esporte fascinante.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.