Instituições de Araraquara atuam na prevenção à Aids e assistência a pessoas vivendo com HIV

0
502

No mês de prevenção e combate à doença, saiba quais serviços são oferecidos na cidade

De 2019 a julho de 2020, Araraquara contabilizou 68 casos de HIV, 48 de Aids e 382 de sífilis. Os dados foram divulgados pela Prefeitura durante lançamento da campanha Dezembro Vermelho, instituída, no município, pela Lei nº 9.157/2017, que visa à prevenção da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis.
Embora a Aids não tenha cura, o tratamento – totalmente gratuito – é uma forma efetiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e quebrar a cadeia de transmissão do vírus. Em Araraquara, apenas de janeiro a outubro deste ano, o município distribuiu 85 mil preservativos e realizou 3,5 mil testes.
A cidade também será a primeira da região a implantar o tratamento Profilaxia Pré-Exposição (PrREP) na rede municipal de Saúde, a partir de 2022, fruto de indicação da vereadora Filipa Brunelli (PT). Trata-se de uma terapia eficaz de prevenção ofertada às pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, baseada na combinação de dois medicamentos que fortalecem o organismo no enfrentamento a um possível contato com o vírus.
A seguir, conheça as instituições públicas ou beneficentes que oferecem serviços de testagem, tratamento e assistência às pessoas que convivem com o vírus. Vale destacar que as organizações beneficentes, embora prestem serviços gratuitos, contam com colaborações para seguir com suas atividades.

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento
Testagem e distribuição de preservativos.
Rua Expedicionários do Brasil, 1435. Centro.
Fone: (16) 3337-2391

SESA – Serviço Especial de Saúde de Araraquara
Para pacientes em uso de TARV e Profilaxia pós-exposição (Pep).
Rua Itália, 1533. Centro.
Fone: (16) 3334-6034

Gaspa – Grupo de Apoio a Solidariedade ao Portador de HIV/Aids
Terapia em grupo, cestas básicas e cuidados.
Avenida La Salle, 708, fundos, na Fonte Luminosa. Jardim Primavera.
Fone: (16) 3331-2082

ONG RNP+Sol – Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids
Troca de informações e de experiências para melhor qualidade de vida dos portadores.
Avenida João Pierini Chuá, 151. Jardim Dumont.
Fone: (16) 99991-0155

HIV X Aids

HIV é a sigla, em inglês, para o vírus da imunodeficiência humana, uma vez que o vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+.
A transmissão do HIV se dá principalmente por via sexual. Outras formas de transmissão são por meio da transfusão de sangue contaminado e seus derivados. Vale destacar que, mesmo assintomático, o portador pode continuar a transmitir o vírus. Já a Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é o estágio mais avançado da doença causada pelo vírus HIV.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.