De 1 a 30 de novembro, a Escola Municipal de Dança “Profa. Iracema Nogueira” abre inscrições para a pré-seleção. Na própria escola, no horário das 8 às 11 e das 14 às 17 horas. Para participar, meninos e meninas, em 2007, devem estar matriculados no 1º ano do Ciclo II (3ª série) ou 2º ano do Ciclo II (4ª série) do Ensino Fundamental Público.
São 80 vagas para aulas diárias de artes plásticas, dança, teatro, música e filosofia dentre outras atividades.
Os interessados devem se apresentar munidos de um documento original da criança (RG Escolar, Certidão de Nascimento ou RG) e 1 foto 3×4.
A gerente da escola, festejada artista Gilsamara Moura, informa que depois dessa primeira pré-seleção haverá uma segunda na qual os interessados deverão apresentar outra parte da documentação, composta por: comprovante de matrícula em escola pública (municipal ou estadual), comprovante de renda dos pais ou responsáveis, comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone, ou IPTU), e comprovante de despesas (carnê financiamento, aluguel e IPTU, dentre outros).
O futuro
No próximo ano, a EMD que está completando quatro anos vai atender 320 alunos. Assim, sua primeira turma chega ao 5º ano de educação complementar por meio das artes. Uma nova sede deve ser definida para abrigar a EMD. De acordo com o prefeito Edinho Silva, a obra sai o ano que vem, como prioridade votada no Orçamento Participativo. “Nós iremos viabilizar a construção da escola. A prioridade é o O.P. e foi votada a construção. Vamos, pois, construir a escola em 2007”.
Um trabalho
credenciado
A EMD, em outubro que está agonizando, recebeu selo do Comcriar (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), como forma de reconhecimento de excelência no trabalho executado com esse nicho populacional.
O reconhecimento deve tornar mais fácil a participação da escola em editais, prêmios e fundos que exigem o registro em órgão competente.
Transformação
social
A formação da Escola Municipal de Dança é propiciada em seis anos. Autonomia, responsabilidade, liberdade, cooperação, criatividade e afetividade são características do aprendizado das duzentos e quarenta crianças matriculadas.
Cuidados com a saúde, consciência e aprendizado de valores, convivência em grupo e o estímulo para a produção artística fazem da escola um projeto importante dentro das políticas públicas da administração municipal para a melhoria das condições de vida dos setores mais excluídos da sociedade.
Além disso proporciona uma escola diferenciada no ensino a dança, música, teatro e artes visuais.
O correto é que o aprendizado de valores, na construção de uma criança-cidadã, é a principal vitória e marca dos que passam pela EMD, já que a escola não visa formar artistas, mas, cidadãos.
Referência
nacional
O serviço de acompanhamento e assistência médica e psicológica, a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Referência do Jovem e do Adolescente; laços familiares e comunitários retomados a partir do envolvimento dos pais e responsáveis nas atividades da escola, com a participação em reuniões, palestras, confecção de figurinos, adereços e organização de eventos; auto-estima recuperada e desenvolvimento da imagem do corpo saudável, são pontos que fazem da EMD ser destaque e referência no ensino público da dança em todo o país.
Agregar
valores
A grade da EMD prevê agregar aulas de educação ambiental, política, luz e som, maquiagem, confecção de figurinos e cenários, história da arte, anatomia, entre outros, aos alunos matriculados.
A Escola atende preferencialmente crianças com baixa renda das escolas estaduais e municipais, de todos os bairros, e oferece ações humanizadoras e de formação do cidadão para a realização da arte.
Serviço:
Inscrição para seleção da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”.
Local: na própria escola (Rua Carlos Gomes, 2007, no Centro. fone: 3336-8047). De 1 a 30 deste novembro. Das 8 às 11 e das 14 às 17 horas. Documentos necessários: certidão de nascimento e 1 foto 3×4.