Inscrições para Oficinas Culturais na biblioteca e nos museus começam nesta segunda-feira (21)

0
451
Foto: Pedro Lorenzetti - Oficina Cerâmica.

Atividades gratuitas oferecem cursos de artes visuais, cerâmica e poesia para jovens e adultos maiores de 14 anos

O programa Oficinas Culturais Municipais ganha novos espaços para suas atividades que passam também a serem oferecidas na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo e MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara.

As inscrições para os novos cursos começam na segunda-feira, 21 de março, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Programa Oficinas Culturais, em parceria com a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico.

Artes visuais, cerâmica e poesia integram a programação, tendo como público alvo: jovens e adultos maiores de 14 anos. Os interessados devem realizar a inscrição presencialmente no local onde a oficina será realizada. É necessário apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço e, em caso de menores de idade, é solicitado o documento do responsável.

As aulas estão previstas para terem início no próximo dia 04 de abril.

Oficinas – Às terças-feiras, na Biblioteca Municipal, será realizada a oficina “Poesia e escrita criativa”, com o educador Bruno Caldeira, no horário das 16h30 às 18 horas.

De acordo com Bruno, “a proposta da oficina é mostrar que todos nós podemos construir um poema e/ou se expressar através da criatividade. É uma oficina para entrar em contato com o nosso eu-escritor e nosso eu-poeta através de ferramentas divertidas, estimulantes e interativas.”

Ele conta que serão usadas ferramentas criativas, estímulos sensoriais, além de material audiovisual e imagético. Também, exercícios de desenvolvimento de escrita e referencial teórico servirão para inspiração à oficina. “As abordagens serão realizadas de modo simplificado e empático, respeitando o tempo e a bagagem cultural do educando. Toda sua experiência de vida será utilizada de forma sensível e criativa para a composição do material poético”, pontua o educador, lembrando que o conteúdo conta com um cronograma de ações e intervenções de cunho artístico-poético com referencial teórico-prático do campo das artes literárias e poéticas.

Já a oficina “Cerâmica”, com o educador Pedro Lorenzetti, será ministrada no Museu Ferroviário, às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30. Pedro explica que, apesar de ser uma oficina de introdução à cerâmica, a metodologia não estará focada necessariamente no aprendizado técnico. “A oficina funcionará como um ateliê de artes visuais, com a intenção de criar um ateliê coletivo de tridimensionalidade, onde nós teremos a argila como base de trabalho.”

Técnicas de modelagem, queima de peças, esmaltação estão no programa. “Se possível, também iremos experimentar queimas diferentes como de Raku, queima de chão, entre outras”, aponta.

Segundo o educador, a cada aula serão analisados diferentes tipos de obras e artistas, resultando em uma conversa sobre os trabalhos observados.

Por fim, o MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia recebe a oficina “Serpente e paisagem: estudo da imagem”, com o educador Marcus Braga, às quintas-feiras, das 14h30 às 16 horas.

Marcus conta que “Serpente e paisagem” é uma oficina para estudo das imagens, onde poderá se entrar em contato com diversas técnicas a fim de compor a criação em artes visuais, como: desenho, escultura, colagem, fotografia, direção de arte, escrita criativa e caderno.

“Os participantes serão convidados a elaborarem suas ideias a partir de discussões em grupo que têm como ponto de partida as movimentações que o título da oficina desperta”, explica o educador.

“Qual é o significado da serpente no seu imaginário? Como se cria uma paisagem? Perguntas como essas nos levarão em direção a operações práticas que procuram formas de tratar da criação visual, abrindo espaço para composições inesperadas que surgem da vontade de expressão pessoal”, finaliza Marcus.

Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

Oficinas Culturais Municipais na biblioteca e nos museus

Inscrições abertas a partir de 21/03 (no local da oficina)

–  “Poesia e escrita criativa”, com Bruno Caldeira

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro / fone: 3332-0777)

Dia e horário: às terças-feiras, das 16h30 às 18 horas

–   “Cerâmica”, com Pedro Lorenzetti

Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, s/n° – Centro / antiga estação ferroviária – fone: 3332-3739)

Dia e horário: às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30

  • “Serpente e paisagem: estudo da imagem”, com Marcus Braga

Local: MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal – Centro – fone: 3332-4933)

Dia e horário: às quintas-feiras, das 14h30 às 16 horas

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.