Inscrições para 1º Salão da Imagem e do Som de Araraquara se encerram na próxima segunda-feira (30)

0
370

Serão contempladas as linguagens: Fotografia, Desenho Urbano e Podcast

A Secretaria Municipal da Cultura e Fundart encerram as inscrições para o 1º Salão da Imagem e do Som de Araraquara na próxima segunda-feira, 30 de agosto. O concurso irá premiar e selecionar produções artísticas e documentais para integrarem o evento.
O 1º Salão da Imagem e do Som de Araraquara dará continuidade ao “Salão Nacional de Fotografia”, ampliando as linguagens para além da fotografia: agora os interessados podem se inscrever também nas linguagens: Desenho Urbano e Podcast.
Nesta primeira edição o Salão contempla o tema “Patrimônio Histórico de Araraquara”, dividido em patrimônio material e patrimônio intangível. O concurso é aberto a pessoas de todo o Brasil, desde que a obra resultante retrate bens móveis ou imóveis (culturais e/ou históricos) da cidade de Araraquara.
O edital se destina a artistas e profissionais da comunicação que produzam dentro das linguagens Fotografia, Desenho Urbano e Podcast. É necessário comprovar atuação com o envio de currículo. Cada participante poderá se inscrever unicamente em uma obra de uma modalidade, sendo as obras inscritas com classificação etária “livre”.
O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, aponta que foi feita uma retificação no edital, atendendo uma demanda de artistas interessados. “Assim serão consideradas inéditas apenas obras que já tenham vencido outros concursos, uma vez que muitos fotógrafos têm suas redes sociais como plataforma de divulgação, exposição e venda de fotografias.” A retificação é válida para fotografia e desenho urbano – lembrando que serão premiados três roteiros de podcast para serem produzidos.
Para as categorias Fotografia e Desenho Urbano serão premiados os artistas que obtiverem as maiores pontuações em suas categorias. Os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria recebem R$ 500,00 (quinhentos reais). Além dos 3 premiados, serão selecionados mais 10 trabalhos para exposição.
Todos os artistas selecionados integrarão a exposição do 1º Salão Nacional da Imagem e do Som, que será realizada em formato virtual, em data a ser definida pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de agosto, sendo aceitas obras que atendam à temática do edital, ou seja: Fotografia em Patrimônio Histórico Material de Araraquara, Fotografia em Patrimônio Histórico Intangível de Araraquara, Desenho Urbano em Patrimônio Histórico de Araraquara, e Podcast em Patrimônio Histórico de Araraquara.
Uma das novidades do novo evento está na inscrição do Salão. “O edital traz uma novidade no sentido de atender parcelas da população excluídas do direito de acesso e produção cultural. A fim de minimizar este distanciamento histórico, incluímos indutores de pontuação para pessoas que manifestem por autodeclaração pertencerem a grupos identitários tais como: raça/etnia, gênero e PCD”, finzaliza o coordenador.
As obras devem ser enviadas exclusivamente por e-mail, acompanhado de título, técnica utilizada (se for o caso) e currículo do artista para o endereço: [email protected]. As informações completas podem ser conferidas no edital que está disponível no site da Prefeitura de Araraquara https://bit.ly/salaomis.

SERVIÇO:
Inscrições para o 1º Salão da Imagem e do Som de Araraquara
Período: até 30 de agosto
Email para envio do projeto: [email protected]

Confira o edital completo em:
https://bit.ly/salaomis

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.