Inscrições abertas para o Araraquara Rock 2022

0
381

Destaque no cenário musical independente, festival recebe inscrições até 1º de maio

Estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Araraquara Rock. As bandas interessadas podem efetuar as inscrições até o próximo dia 1º de maio de maneira digital.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e FUNDART – Fundação de Arte e Cultura de Araraquara – em parceria com o SESC Araraquara, o evento é realizado todo mês de julho, quando é celebrado o Dia Mundial do Rock, com shows e atividades complementares que valorizam a cena de Rock e Metal que acontece fora do circuito comercial.

O Araraquara Rock é um dos principais festivais de música do país voltados ao cenário independente, além de ser ferramenta fundamental de difusão cultural na cidade.

A edição do Araraquara Rock 2022 integra as comemorações municipais do centenário da Semana de Arte Moderna. Dentre os vários movimentos relacionados à atividade modernista do período, o Movimento Antropofágico foi o escolhido por apresentar maior convergência com os anseios e as lutas do Rock.

“Apropriando-se de sonoridades e estéticas estrangeiras, sem nunca perder de vista o reconhecimento e valorização da cultura brasileira, contribuindo para a construção da nossa música, o rock foi, é e será sempre antropofágico! Que possamos nos encontrar neste banquete sonoro de múltiplas convergências!”, aponta a organização.

Informações gerais sobre o festival estão disponíveis na página oficial “Araraquara Rock” do Facebook, no Instagram e no site da Prefeitura Municipal de Araraquara.

Vale destacar que uma comissão organizadora foi formada para a produção do Araraquara Rock. O evento conta com coordenação de Carlos Fonseca, coordenador executivo de Cultura e curadoria de Flávio Plex.

Inscrições – Podem se inscrever quaisquer bandas, em âmbito nacional e internacional, que trabalhem com material autoral. As inscrições serão realizadas apenas pela internet.

As páginas “Araraquara Rock” no Facebook e no Instagram podem ser utilizadas como plataformas para consultas das bandas interessadas em participar do evento, para acesso do regulamento e informações gerais ao público.

O regulamento também está disponível no site da Prefeitura de Araraquara, no link: https://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/ARARAQUARAROCK2022REGULAMENTO.pdf .

Para concluir a inscrição, os artistas devem disponibilizar informações, como: release completo da banda; pôster da última apresentação ao vivo; mínimo de três músicas autorais e suas respectivas letras (quando houver) para avaliação; definição de gênero estabelecida (se é banda de Rock ou Metal).

Haverá pagamento às bandas selecionadas, a título de premiação cultural: sendo o valor de R$ 1.000,00 para as bandas vencedoras das seletivas. Ainda, as bandas de cidades que estiverem a mais de 150 km de distância, receberão ajuda de custo de R$ 300,00.

Serão selecionadas nove bandas, através de notas atribuídas pela comissão de seleção, composta por: 5 críticos musicais de Araraquara para seleção de bandas de fora da cidade; e 5 críticos musicais de fora de Araraquara para seletiva das bandas locais.

Importante destacar que, entre as nove bandas selecionadas, quatro deverão vir de Araraquara. A organização aponta que será considerada “banda local” aquela que, entre seus componentes, tenha pelo menos 50% dos integrantes com residência comprovada em Araraquara.

A comissão de seleção seguirá os seguintes critérios: qualidade musical e criatividade.

A publicação dos resultados será feita no dia 16 de maio de 2022, na página “Araraquara Rock” do Facebook e Instagram, nos Atos Oficiais Municipais, em jornal de circulação local e no site www.araraquara.sp.gov.br – Editais da Cultura.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.