Industrial traz para a região o Curso de Mecatrônica

De nível médio, trata-se de uma grande notícia aos jovens que buscam a profissionalização como forma segura de ingressar no mercado de trabalho.

A Escola Industrial “Profa. Anna de Oliveira Ferraz” terá, a partir do primeiro semestre de 2007, o curso técnico em Mecatrônica implantado pelo Centro Paula Souza. O diretor da instituição, Vicente Ap. Scarambone, e o coordenador de Área, Prof. Donizeti R. Pereira, disseram que para trazer o novo curso “foi necessário um trabalho qualificado e constante que durou um ano e meio. Era alegado que já existia o curso em cidades próximas como São Carlos e Matão. Conseguimos montar um verdadeiro dossiê, colhemos seis folhas com nomes e RGs de pessoas interessadas no curso. Há muito tempo não implantávamos um curso, é muita burocracia”. Segundo Donizeti, a implantação passou até por uma manifestação da comunidade, muitas empresas participaram por escrito como a Rocatti, Femsa (Kaiser), Sachs, IESA, Embraer, Gyl, Nestlé e usinas de açúcar e álcool.

“A formação de mão-de-obra qualificada de nada adiantaria se não houvesse um nicho de trabalho”, diz o prof. Donizetti. A Embraer declarou que da parte deles há muito interesse nesses profissionais, inclusive, na contratação de estagiários.

Mecatrônica é um sistema que integra o domínio sobre processos de manufatura, gestão dos sistemas de informação, sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos, tecnologia dos sensores e atuadores hidráulicos e pneumáticos além de redes de computadores. Atua em atividades de engenharia de projetos de automação de processos, produtos e de manutenção, nas indústrias de processos contínuos, automobilísticas, de informática, eletrônica, mecânica, química, farmacêutica e de alimentos.

O técnico em mecatrônica é o profissional que participa na elaboração de projetos dos sistemas convencionais e de automação para programas, controles, instalações e manutenção; planeja e realiza manutenção preventiva e corretiva; desenvolve processos de automação e montagem; analisa e propõe melhoria contínua de segurança do trabalho; planeja e propõe melhoria contínua de processos de fabricação seguindo os critérios de qualidade, assim como presta assistência técnica e atua em equipe, podendo coordená-la.

Interação

O curso ensina a integrar conhecimentos de elétrica, eletrônica, informática e mecânica assim como automação da manufatura, informática industrial e controle de processos.

Exemplos onde serão utilizados: Caixa automático de Bancos, Máquina de Café Expresso, processo de produção automática de bebidas, suco de laranja, açúcar e álcool, sistema automáticos de vôo, sistemas de combustível de veículo, integração homem/máquina, integração de sistemas produtivos em geral e em indústrias como: Nestlé, Cutrale, Embraer, Sachs, Rocatti, Usinas de Açúcar e álcool, indústrias alimentícias e farmacêuticas (FURP).

Serviço

Os interessados no curso, em primeiro lugar terão que prestar o vestibulinho. As inscrições têm início nesta segunda-feira (2). O curso é totalmente gratuito, o aluno contribuirá com a APM, “mas não é obrigatória”.

Vestibulinho

Venda de Manuais (com a ficha de inscrição), na escola de 2 a 10 de outubro deste ano, das 14 às 21h. O valor do manual é de R$5,00.

O período da inscrição vai de 2 a 11 de outubro, na Escola Industrial.

A taxa de inscrição deve ser paga somente na rede bancária de 2 a 11 de outubro, no horário de expediente bancário. O exame será no dia 12 de novembro próximo (domingo), às 13h30.

Mais informações pelo (16) 3336-6636 ou 3336-6155.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A poesia é um dom

O leão e a gazela

Ainda Estamos Aqui

Um Brasil Exótico

A verdadeira motivação por trás do banimento da carne do Brasil pelo Carrefour

CATEGORIAS