JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Kiko Luiz, gente boa!

Honra ao Mérito apresentado pela Vereadora Thainara

Honra ao Mérito

Jornalista e mestre de cerimônias, Francisco Luiz Salvador, mais conhecido como Kiko Luiz, faz parte da história de Araraquara.

Propagador dos direitos dos negros e defensor da igualdade racial.

"Nós não somos nada se não reconhecemos quem vem antes de nós na luta. E se hoje posso ir a um festival negro em Araraquara é por sua causa. Que a gente possa ter mais negros ocupando espaços de poder que são nossos e nos foram negados", disse Thainara.

Kiko foi um dos responsáveis pelo Festival Comunitário Negro Zumbi (Feconezu), em 1978.

Nayara Costa destacou a importância do homenageado: "Sou quem sou por causa de você, que nos tirou da periferia, de um local conhecido como risca-faca, e nos apresentou ao Gana (Grupo de Arte Negra de Araraquara). Lá vi como o negro era lindo".

A atuação no combate ao racismo e à discriminação foi ressaltada pelo vice-prefeito Damiano Neto. "Sua luta é difícil e deve ser respeitada, até que a sociedade entenda que todos somos iguais", disse.

COM A EMOÇÃO

Kiko Luiz agradeceu e fez resgate de sua ancestralidade concluindo: "Tive uma ascendência nobre e levo para a posteridade uma descendência igualmente nobre", referindo-se a sua família.