JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

61 anos do 13º BPM

Prefeito e demais autoridades, convidadas pelo Comandante do 13º, participaram da entrega de "Medalha Comemorativa ao Cinquentenário do BPM/I", como agradecimento a serviços prestados.

O Tenente-coronel Adalberto José Ferreira agradeceu aos homenageados e corporação pelo convívio diário. "Se não existem comandados, não existe comando", ressaltou ao deixar palavra de estímulo: "todos devemos trabalhar pela comunidade. A polícia tem que estar aonde o povo está".

HISTÓRIA

Em 17 de junho de 1958, a 4ª Companhia Independente de Policiamento, comandada pelo Tenente Adalberto José Gouvêa, obteve a elevação a Batalhão de Polícia, sendo denominado 1º Batalhão de Caçadores, com atribuição sobre a região que se estendia de Araraquara a São José do Rio Preto. Em 1961, com nova nomenclatura, 13º Batalhão Policial da Força Pública de São Paulo passou a ocupar a atual sede, na Vila Ferroviária.

Por força do Decreto Lei 217, de 8 de abril de 1970, o Governo Estadual criou a Polícia Militar do Estado de São Paulo, através da unificação da Força Pública com a Guarda Civil do Estado de São Paulo.

Nesse contexto, o então 13º Batalhão Policial da Força Pública passou a ser denominado 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior do Estado de São Paulo, exercendo atividades de policiamento, de fiscalização de trânsito, de combate ao crime e salvando vidas.

O 13º reúne cinco Companhias em 19 municípios. Em Araraquara estão a 1ª e a 3ª Companhias a 1ª Cia atende as áreas do 2º e 4º DP de Araraquara, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto e Trabiju, enquanto a 3ª Cia atende as áreas do 1º e 3º DP de Araraquara, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Bueno de Andrada e Taquaral.