JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Gaivotas e Bolsa Cidadania

Nelson Gritti (*)

Da revista Readers Digest: "Na cidade de St. Augustine milhares de gaivotas estão morrendo de fome em meio à fartura. A pesca continua boa, mas as gaivotas não sabem pescar. Há gerações elas dependeram dos barcos de pesca de camarão, que lhes lançavam os refugos das redes. Agora os barcos se foram. ()

Os pescadores de camarão criaram um órgão assistencial para as gaivotas. E estas deixaram de preocupar-se em aprender a pescar e tampouco ensinar os filhotes. Em vez disso, indicavam-lhes o caminho das redes de pesca.

Agora, as gaivotas, esses pássaros livres que são quase um símbolo da própria liberdade, estão morrendo de fome porque se deixaram levar pela ilusão de receber algo a troco de nada.

Penso que muitas pessoas são iguais a gaivotas.

Não enxergam nada de mal em abocanhar migalhas das agências de serviços sociais do governo. Mas, o que acontecerá, quando os recursos do governo se exaurirem? E os filhos das gerações futuras?

Não sejamos como gaivotas simplórias. Temos de preservar nossos talentos de autossuficiência, nossa capacidade de criar coisas, nosso senso de economia e nosso genuíno amor à independência.

(*) Parte do Discurso de Marion G. Romney.