Edna Martins diz que incentivar empresas significa cuidar de emprego e recolher impostos para realizar obras à população.
Edna Martins comemorou, no Paço Municipal, a assinatura das leis que concedem incentivos tributários e isenção do IPTU às empresas Femsa Cerveja Brasil (Kaiser, com água pura de Araraquara) e GE Hydro Inepar do Brasil S/A.
Para a vereadora-presidente tornar-se parceira, assegurar a permanência de empresas de porte e a geração de empregos se constituem objetivos também do Legislativo. "A criação de incentivos fiscais deve ser entendida como reconhecimento da importância social dos investimentos empresariais e sua conseqüente necessidade de permanecer em nossa cidade. Tais procedimentos e desempenho devem ser incentivados pelo Poder Público que testemunha a geração de postos de trabalho e a conseqüente melhora de sua arrecadação", destaca.
O processo
Com a aquisição das Cervejarias Kaiser pelo grupo mexicano FEMSA, em 2006, uma nova política de produção foi implantada na empresa que cogitou encerrar as atividades em sua unidade de Araraquara. Sabe-se que a saúde financeira de uma empresa depende diretamente de números onde a tributação é fator relevante.
Para alavancar as atividades locais da Femsa – Cerveja Brasil que a Câmara Municipal (unanimidade) aprovou projeto do Executivo concedendo isenção.
A FEMSA contribui de maneira significativa com os cofres municipais, uma vez que a arrecadação do ICMS chega a quase R$ 17 milhões.
Hydro-Inepar
Destinada à empresa, cuja meta de investimento em Araraquara nos próximos anos é estimada em US$ 140 milhões com a conseqüente transferência de sua sede para a cidade, também o projeto aprovado pela Câmara Municipal assegurou a doação de uma área de terra de 20 mil m2 localizada na via Manoel de Abreu, fato que garante a ampliação da joint venture GE Hydro Inepar com a isenção de IPTU até 2018, e a certeza da geração de mais 300 postos de trabalho. A mudança para Araraquara vai ampliar a capacidade de produção da empresa em 50%. (Assessor de imprensa – José Conde Sobrinho)