IGREJA SANTA CRUZ pede Paz na PROCISSÃO de RAMOS e combate à violência

0
83

A programação contará com atividades para toda a família, chamando atenção pela busca de uma cultura de paz.

A violência é o problema social mais grave do Brasil. Não é de hoje que a família e o lar são espaços de risco e violação dos direitos de mulheres, idosos e crianças.  Para chamar a atenção para essa cruz e ajudar na reflexão de que a Paz começa dentro da família, a Semana Santa, na Igreja Santa Cruz, em Araraquara – SP, vai trazer como tema “DIGA SIM A PAZ E NÃO, A VIOLÊNCIA!“. A partir do Domingo de Ramos (24) até a Quarta-feira Santa (26), a programação contará com celebrações, entre missas de Unção dos Enfermos e Saúde, missa dos Santos Óleos, confissão individual, palestra para os casais e família, Procissão de Ramos e Procissão e Sermão do Encontro, Terço para as Famílias e Meditação das Sete Dores de N. Sra. do Perpétuo Socorro, entre outras.

Não podemos nos conformar com o avanço da cultura de morte que dizima tantas vidas e espalha a insegurança em nossa cidade. A Igreja quer ser uma voz que denuncia essa violência, propondo a solidariedade e o respeito a vida humana como caminho de Paz. Precisamos de políticas públicas que criem mecanismos de paz. Afinal, foi para dar vitória à paz que Jesus entregou a sua vida numa cruz” ressalta o Pe. Nelson Antônio Linhares, reitor da Igreja Santa Cruz.

Os números da violência dentro da família são dramáticos e representam o descaso com o respeito ao direito à vida. De acordo com a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, 68% das brasileiras sofreram violência doméstica, sendo a maioria de forma física, moral e/psicológica, conforme o Instituto DataSenado e o Observatório da Mulher. Outro dado alarmante é a violência contra o idoso, onde nos primeiros dias desse ano, o Disque 100 aponta um aumento de 137 para 202 ocorrências Segundo Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, somente nos primeiros 15 dias de 2024 o País registrou cerca de 271 casos diários de violações de direitos de crianças de 0 a 6 anos (11 por hora).

Contra toda essa violência, a programação da Semana Santa na Igreja Santa Cruz será marcada pela cultura da paz. O Domingo (24) dá início a programação dessa Semana com a Procissão de Ramos, que acontece às 9h, e a saída é na porta da Igreja. O percurso será marcado por oração, louvor e reflexões, pedindo paz para às famílias e Araraquara. Em todas as missas, 7h, 9h, 11h, 17h30 e 19h30 haverá a tradicional benção dos ramos.

Na Segunda – Feira Santa (25), o destaque é o Encontro para casais e toda a família, com a palestra “E a sua família como vai? Ela é uma Família ou Fam-ilha?” que acontece às 20h. O palestrante será o Pe. Nelson Antonio Linhares, reitor da Igreja Santa Cruz e psicólogo com ênfase em família, fará uma reflexão sobre as causas da violência dentro da família.  Durante o dia haverá missas. Às 7h e 19h30 e confissões individuais nos períodos da manhã, 9h às 11h e, à tarde, 15h às 17h.

A Terça-feira Santa (26) será marcada pela Missa da Saúde e Unção dos Enfermos (doentes, pessoas com deficiência e terceira idade), às 16h. Outro destaque é a Procissão e Sermão do Encontro, às 20h. Quando a imagem de N. Sra. das Dores será conduzida pelas mulheres e a do Senhor dos Passos pelos homens, refletindo sobre a violência contra as mulheres. Além dessa programação também acontecerá missas, às 7h e 19h30 e confissões individuais, 9h às 11h e, 15h às 17h.

A Meditação das Sete dores de N. Sra. das Dores, na Quarta-feira Santa (27), às 20h lembra os sofrimentos de Maria e faz uma relação com os desafios de cada um. No mesmo dia haverá as Novenas a N. Sra. do Perpétuo Socorro, 6h30, 7h30, 12h, 16h e 17h30, sendo que no horário de 14h30 acontece Adoração e Passeio com o Santíssimo. A programação contará com o Terço para as Famílias, às 18h45, quando será refletido a importância do respeito e amor para a construção da paz. ‘

 Serviço: Programação Semana Santa

Domingo de Ramos até a Quarta-feira Santa

Igreja Santa Cruz

Domingo de Ramos(24):

Missas: 7h, 9h, 11h, 17h30 e 19h30

 Procissão de Ramos: 9h

Haverá a Bênção dos Ramos no início de cada missa!

Traga o seu Ramo para ser abençoado.

Dia da Coleta da Campanha da Fraternidade 2024.

 Segunda-Feira Santa (25)

Missas. 7h e 19h30h

Atendimento de Confissão Individual: 9h às 11h e 15h às 17h

Palestra para os casais e famílias: E a família, como vai? Família ou Fam-ilha?, às 19h. Palestrante: Pe. Nelson Antonio Linharres, reitor da Igreja SantaCruz e psicólogo com ênfase em família

Terça- Feira Santa (26)

Missas: 7h e 19h30: 

Confissão Individual: 7h às 9h e 16h às 18h: 

Missa da Saúde e Unção dos Enfermos (para a terceira Idade, Pessoas com Deficiência e Doentes). 16h

Missa dos Santos Óleos e renovação das promessas   sacerdotais do Clero, na Catedral de São Carlos Borromeu, às 19h30

Procissão e Sermão do Encontro, na Igreja. A imagem de Nossa Senhora das Dores sairá, com as mulheres, pela entrada da Avenida Osório, às 20h

Quarta Feira Santa (27)

Missas: 7h e 19h30

Novenas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: 6h30, 7h30, 12h, 14h30, 16h e 17h30, sendo que às 14h30 acontece também Adoração ao Santísimo com oração de intercessão para a Paz nas Famílias

Terço da Família: 18h45-

 Meditação das Sete Dores de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (ícone da Paixão), às20h: 

(Fátima Gomes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.