IBGE anuncia 58 vagas para recenseadores em Araraquara

0
296
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz primeiro teste preparatório do Censo Demográfico 2022, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
Selecionados irão trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2022 na cidade
 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a abertura de 58 vagas para trabalhar na função de recenseador no Censo Demográfico 2022 em Araraquara. O recenseador é o profissional designado para coletar as informações do censo em cada domicílio da cidade, aplicando o questionário junto aos moradores através do dispositivo móvel de coleta. O total de vagas para o cargo não foi preenchido com o processo seletivo realizado em abril, quando mais de 220 vagas de trabalho foram disponibilizadas, por isso foi aberta essa nova oportunidade visando o fechamento do quadro de contratações. 
 
As inscrições seguem até esta quarta-feira (15), sem cobrança de taxa. Os interessados em concorrer às vagas devem ter ensino fundamental completo. Para se candidatar, basta acessar o “Trabalhe Conosco” do Portal do IBGE (www.ibge.gov.br) e fazer a inscrição por meio do formulário virtual (www.ibge.gov.br/pss-complementar). A seleção será feita por análise curricular.
Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online, que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais, com três meses de contrato, que tem a possibilidade de ser estendido conforme a demanda do IBGE.

O Censo

Em 2022, cerca de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do Brasil. A pesquisa revelará entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país. Informações sobre o Processo Seletivo Simplificado para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE podem ser obtidas pelo telefone 0800 721 8181 ou pelo site www.ibge.gov.br/atendimento.html.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.