(*) Douglas Braz
Projeto de lei do deputado estadual Roberto Massafera denomina Martinho Zanin o viaduto localizado no quilômetro 273 da Rodovia Washington Luiz, que dá acesso ao campus da Unesp em Araraquara. O homenageado é um dos fundadores da Usina Zanin Açúcar e Álcool Ltda.
"Martinho Zanin trilhou seus caminhos com segurança, dedicação e respeito. Conseguiu imprimir uma filosofia particular na sociedade familiar que perdura até os dias de hoje", justifica o deputado que, como representante da região na Assembléia Legislativa, destaca o dever de reconhecer os empreendedores que deixam sua marca no desenvolvimento, de forma ética e com uma boa dose de esforço pessoal. Martinho sempre buscou a união da família na empresa e nos negócios.
Martinho Zanin é filho de italianos que desembarcaram no Brasil na última década do século XIX. Nasceu em 20 de dezembro de 1911 em Piracicaba e morreu em Araraquara, 28 de agosto de 1974. Era o primeiro filho homem de onze irmãos. Começou a trabalhar jovem no sítio da família ainda em Piracicaba, onde cultivava cana para produção de açúcar mascavo e aguardente. Casou-se em 1941 com Ignês Tonon Zanin com quem teve 10 filhos, cinco já nasceram em Araraquara. Três irmãos já estavam nesta cidade, desde 1942.
Martinho viveu com a sua família, os pais e mais dois irmãos em Piracicaba até 1948. Neste momento, Martinho e os irmãos Francisco, José, Virgílio, Caetano, Antonio e Osvaldo puseram em prática o projeto de crescimento profissional no setor sucroalcooleiro, enfrentando desafios financeiros, políticos e sociais. Juntos construíram o que hoje conhecemos como a Usina Zanin Açúcar e Álcool Ltda. Martinho dedicou-se em todos os setores da empresa, particularmente na indústria e no comércio.