Homem ou mulher: seja sua própria estrela

Marilene Volpatti

Não basta ter competência, é preciso ser valorizado, paparicado e respeitado pelos amigos no trabalho. Para isso precisa chamar a atenção para sua capacidade.

Edson chega a ser irritante de tão brilhante. Tudo nele e dele é divino e maravilhoso. Suas idéias no trabalho, as festas que oferece a amigos e parentes. Sua casa é simplesmente magnífica. As mulheres que o rodeiam são lindíssimas. Por isso, ele provoca ódio e paixão, ao mesmo tempo.

Indo a fundo nesse personagem veremos que as coisas não são como aparentam. Por trás dessa boa vida eivada de sucesso, existe uma pessoa que tem problemas, aliás, como todo mundo. Ele se vê sempre com receio de perder a namorada e os amigos para alguém melhor que ele. Mas consegue ter um diferencial: é dono de seu próprio trabalho. Portanto, não necessita de ninguém para lhe falar de suas qualidades. Sabe que é um excelente profissional e usa essa qualidade para se promover. Quando está em cena, engole seus temores e enaltece suas melhores características e conquistas. Ninguém vê Edson reclamar de sua baixa estatura ou divulgar eventuais gafes. Antes de ficar perdendo tempo nesses detalhes desvia a atenção para seu belo rosto ou sua última conquista no trabalho. Convence a todos que é um sucesso.

Como brilhar

Para ter o sucesso de Edson é necessário ter o brilho de estrela. Ninguém chega ao topo falando demais ou agindo com discrição além da conta. Como agir? Se for uma mulher, quando estiver no trabalho e chefe por perto, experimente dizer a um colega assim… como quem não quer nada: “gostei de participar daquele projeto, principalmente pelos resultados obtidos”. Com certeza, ele irá deixar gravado na memória. Em hipótese alguma, seja capacho do chefe, paparicando-o com segundas intenções. A não ser que esteja disposta a enfrentar olhares invertidos de seus colegas de trabalho que estão sempre de ouvidos e olhos abertos para tudo e todos. Lembre-se do velho ditado de nossos avós: “onde se ganha o pão não se come a carne”.

Uma outra forma de impressionar no trabalho ou em qualquer outra situação, são os trajes. Vista-se sempre muito bem. Pegue como modelo as pessoas de cargos acima de você, mas, ao mesmo tempo use alguma coisa que seja a sua cara como por exemplo um anel, um colar…

Cultive a simpatia

* Qualquer evento social pode motivar a mostra de suas qualidades. Por isso aproveite festas, jantares e coloque em prática exercícios de autopromoção. Circule por todos os ambientes sempre com um sorriso estampado no rosto. Para obter um bom desempenho treine um pouquinho por dia em frente ao espelho e depois empregue esse treino começando por exemplo ao entrar numa loja, supermercado, para o vizinho de sua casa e até mesmo quando estiver falando ao telefone. Você vai sentir como as coisas ficam mais fáceis.

* Não se esqueça que a propaganda é alma do negócio. Se você está acostumado a se queixar sempre, troque de tática. Prepare um comercial sobre si mesmo, deixe de lado as queixas e escolha palavras que destaquem sua capacidade. Nem que seja para falar da lâmpada que conseguiu trocar sem ajuda, ou do bolo que aprendeu com sua tia. O que vale é usar palavras positivas. Nunca divulgue que foi dispensado de um emprego porque o chefe exigiu um pouco mais de você. Outra dica para trazer pessoas ao seu lado é falar na mesma velocidade que seu interlocutor. Ele vai ficar com a impressão de que estão falando a mesma língua.

* Não fale mal de ninguém. Reclamações e opiniões contrárias a respeito de pessoas ausentes causam má impressão. Se quiser realmente brilhar, valorize suas qualidades e não detone ninguém.

Se você possuir uma empresa, por pequena que seja, faça sua festa de promoção. Tá certo, não tem dinheiro, mas, com sacrifíciozinho você reúne algumas pessoas interessantes e verá que a tática funciona mesmo. Observe que as grandes empresas estão sempre fazendo promoções de lançamentos. Sempre que for possível, reúna os funcionários e amigos para uma confraternização.

* Tome muito cuidado com sua língua. Se precisar se desabafar sobre alguma coisa negativa de sua vida, faça-o com seu melhor amigo e ninguém mais, pois caso contrário corre o risco de que sua confissão seja usada contra você.

* Procure não se levar muito a sério. Sinta seu lado engraçado e tire proveito nas situações que se achar ridículo. É uma forma de conquistar o respeito alheio.

* Não fique se desculpando à toa. Só o faça por um bom motivo. Ter boas maneiras é uma coisa e se diminuir à toa é outra bem diferente.

* Ser efusivo ou falso demais causa mais perdas do que ganhos. Aja com sinceridade que é a melhor política.

Lembre-se: não há nada pior do que jogar a reputação na lama por um erro que pode ser contornado.

Serviço

Consultoria: Drª Tereza P. Mendes – Psicoterapeuta Corporal – Fone:- 236-9225.

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