Com alguns pequenos cuidados o folião, adulto ou criança, poderá ter disposição e bem-estar para aproveitar os quatro dias de Carnaval. A dica é da professora Flávia Della Lucia, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário de Araraquara – Uniara.
O cuidado fundamental é com a hidratação. “O importante é consumir muito líquido, principalmente sucos de frutas, que vão hidratar e repor os sais eliminados com o suor”, diz a professora. Ela explica que o consumo de bebida alcoólica também aumenta a perda de líquido pela urina. “O álcool provoca alterações no hormônio que controla a absorção e a eliminação de líquido pela urina”, explica, “e esse é mais um motivo para não descuidar da hidratação”.
Outro cuidado importante é com a ingestão de fontes de energia, como os carboidratos. “Fontes de energia como gordura devem ser evitadas, porque sobrecarregam ainda mais um organismo que já está debilitado pela falta de sono, excesso de álcool e desgaste físico. Então, é melhor que a energia venha de carboidratos como arroz, massas e batata, mais facilmente digeríveis”, ensina a nutricionista. Além disso, o consumo desses alimentos vai ajudar a equilibrar o nível de glicose no sangue, provocando bem estar para a pessoa que está gastando muita energia.
Dieta ideal
Tomar esses cuidados em nada vai alterar a rotina alimentar de uma família padrão, segundo a nutricionista. Os alimentos que vão proporcionar a hidratação e a energia adequadas para a folia estão ao alcance do cardápio mais conservador. Basta aumentar o consumo de verduras e legumes, manter o arroz com feijão e optar por frango ou peixe grelhado ou cozido. Na sobremesa, fruta ao invés de doces, e muito suco.
No bar do clube, que nem sempre tem opções muito saudáveis, deve-se preferir o salgadinho assado ao invés do frito, principalmente na matinê das crianças, e refrigerantes devem ser substituídos por sucos. As crianças, sobretudo, devem evitar comer salgadinhos industrializados, muito salgados e geralmente gordurosos.
O ideal é abolir totalmente bebidas alcoólicas mas, se isso não for possível, o folião nunca deve beber de estômago vazio, alternando a bebida alcoólica com água ou suco de frutas, e beber sempre com moderação. Se isso também não for possível, os cuidados alimentares devem ser redobrados no dia seguinte. O organismo já estará sobrecarregado pela bebida e comida pesada ou gordurosa só vai piorar a situação.
Cardápio básico para o Carnaval
Café da manhã
Pão, leite, queijo fresco e suco de frutas
Almoço
Salada variada com hortaliças e legumes, bem colorida
Arroz ou batata cozida ou assada
Filé de frango ou peixe grelhado
Feijão
Sobremesa:
uma fruta
Lanche da tarde:
Biscoitos cream-craker
Vitamina de frutas
Jantar:
Repetir o almoço, variando o tipo de carne, as verduras e os legumes