Haddad anuncia o estresse da advocacia

Anderson Haddad, advogado e ex-vereador foi indicado pela escritora Sarah Coelho para ser destaque da página Gente do JA. Escancara os pormenores profissionais, interessantes numa região de cursos jurídicos.

JA- A advocacia é estressante?

A.H.- Acredito que o estresse acomete os profissionais liberais, em especial, no caso os advogados, em duas etapas. A primeira delas no começo da carreira, quando o advogado tem ansiedade em vencer de maneira rápida na profissão, e as vezes extrapola as raias do emocional. A segunda, quando não consegue entender as razões da morosidade do Judiciário mesmo sabendo das dificuldades em cartórios e falta de mais Varas na Comarca. Isso ocasiona a demora na conclusão de seus processos e, conseqüentemente, no recebimento de honorários. Sem contar o fato de haver necessidade, em certos processos, de vencê-los para poder receber.

Houve influência da família na escolha profissional?

No meu caso, a escolha foi livre obtendo a aprovação plena dos meus pais.

Como analisa a grande repetência no exame da OAB?

A repetência deve-se ao maior ou menor esforço do pretendente à profissão: analisar, interpretar e concluir o que aprendeu.

O mercado está saturado?

Existem estados em que a necessidade do profissional é maior, porém, aos novos, não interessa arriscar em lugares distantes de sua família, e, aos com mais tempo de profissão, normalmente, já estão estabilizados, razão da permanência em suas terras. No entanto, cidades como Araraquara com duas universidades (Uniara e Unip) formando anualmente turmas grandes (muitos de fora e boa parte locais), realmente satura.

A que atribui o fato de pessoas subestimarem as leis?

Muitos são os fatores, como exemplo: o maior rigor das leis. Tão necessário e pouco exigido. Leis elaboradas nem sempre visando o interesse global, mas, o de proteção aos mais carentes. Em detrimento aos problemas gerados por estas leis, como exemplo a lei chamada “Sombra da Impenhorabilidade”, nº 8.009, que impede a penhora em bens domésticos, do que se aproveitam aqueles a quem a lei não deveria abrigar.

Desemprego é causa da criminalidade?

A criminalidade provém de uma série de fatores, nos quais, inclue-se a falta de emprego. O trabalho mantém o indivíduo ocupado por várias horas, contribui para a estabilidade de seu emocional e propicia dignidade.

Qual área se dá sua maior atuação?

Todo advogado faz um pouco de clínica geral, ou seja, processos como separação, divórcio, arrolamento, inventários, cobrança, etc, ou seja, um pouco de cada área do direito, porém, agregam a isso sua especialização. A minha é Previdência Social.

O que representa a família?

O humano é um ser social, ou seja, vive em coletividade. Rarissimos são os casos em que leva a sua vida só, como um heremita. Assim, sendo um ser social, tem necessidade de viver em grupos. A família, neste caso, é a base imperiosa para a estabilidade emocional e criação.

O que lhe dá maior prazer na profissão?

Saber que estou procedendo com seriedade, dignidade e respeito a mim mesmo.

O que representa nossa cidade?

Ponto de referência para tudo em minha vida, pois, aqui sou nascido, nasceram meus três filhos, meus pais viveram aqui em média por 75 anos, exerço minha profissão há mais de 30 anos, criei e eduquei meus filhos. A cidade tem tudo a ver…

Como define a mulher?

A mulher é parte integrante da sociedade, seja familiar, social, comercial… Sua evolução responde aos anseios da própria família, de grupos sociais e culturais.

Como conversar com Deus?

Independente de religião, cada qual honra e acredita no seu Deus, ser superior. No meu caso (católico), converso com Deus em todas as horas: boas ou más.

A crença num ser superior leva a maior estabilidade emocional, confiança interior, sustentação da alma. É necessário apenas, ao ser humano, lembrar que Ele ainda está em nosso meio.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

H.Olhos alerta sobre a importância de diagnosticar e tratar precocemente o estrabismo nas crianças

Ipem-SP realiza “Operação É o Bicho” e autua 25% dos produtos para uso de animais

Embraer abre inscrições para especialização em Software e Ciência de Dados

Ginastas da Fundesport são campeãs em Paulínia

Prorrogadas até dia 31 de outubro as inscrições para alunos novos nos CERs em 2025

CATEGORIAS