Guerreirinhas Grenás são campeãs do Paulista Sub-17

Com a conquista, Ferroviária é a única equipe que já ganhou todas as competições femininas realizadas pela FPF

As Guerreirinhas Grenás sub-17 se sagraram campeãs do Paulista da categoria  de 2024, após vencer o Corinthians por 2 a 1, no último domingo (24), na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara.

Com mais essa conquista, o futebol feminino da Ferroviária se tornou o primeiro clube do Estado a ganhar todos os títulos de competições femininas realizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF), da base ao adulto.

Depois de um primeiro tempo sem gols, mesmo com a equipe grená do técnico Anderson Clayton tendo acertado por duas vezes as traves corintianas, na segunda etapa a partida decisiva apresentou um cenário diferente.

As Guerreirinhas conseguiram abrir o placar logo aos quatro minutos, com Gabi Pusch. Pouco depois, aos 12m, ampliou com Pezão e somente aos 31 minutos sofreu o único gol do vice Corinthians, marcado por Helô Camargo.

Vale ressaltar a grande campanha da Locomotiva no Campeonato Paulista Sub-17. Em 11 jogos, as meninas acumularam 9 vitórias, um empate e só uma derrota, marcando 52 gols e sofrendo apenas dois.

A meio-campista afeana Nogueira terminou como artilheira da equipe e da própria competição, com 10 gols marcados, seguida da também afeana Gabi Pusch, com oito gols.

O prefeito Edinho esteve na Arena acompanhando a partida e participou da cerimônia de premiação. Para ele, a Ferroviária tem o maior projeto de futebol feminino do Brasil, com muita preocupação com as categorias de base.

“Temos uma estrutura diferenciada para o desenvolvimento das atletas. A Ferroviária tem o projeto de futebol feminino mais perene do Brasil. É uma escolha e acreditamos nele. Conseguimos nos manter competitivos e não tenho dúvida que estamos criando uma estrutura para continuarmos com a competitividade por um longo tempo”, defendeu o prefeito. “E essa competitividade começa com as categorias de formação das Guerreiras Grenás. A Ferroviária de Araraquara é mais que um time no futebol feminino. É uma concepção, uma forma de pensar o futebol para as mulheres, de se relacionar com a cidade. É motivo de orgulho ter em Araraquara um projeto de futebol feminino com tanta simbologia”, concluiu Edinho.

Feito inédito

O título da Ferroviária se torna um fato inédito para o futebol feminino de São Paulo, já que a Locomotiva se tornou o primeiro clube a conquistar todos os títulos estaduais do gênero promovidos pela FPF, somando as categorias de base e o time profissional.

Os títulos conquistados pela equipe adulta foram o Campeonato Paulista (2004, 2005 e 2013) e a Copa Paulista (2023). Pela base, o Paulista Sub-15 (2022), o agora Paulista Sub-17 (2024) e o Paulista Sub-20 (2022-2023).

Foto: Rafael Zocco/Ferroviária

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atenção, Araraquara! Qualifica SP prorroga inscrições de oferta com 3,3 mil vagas para cursos gratuitos e remotos

Guerreirinhas Grenás são campeãs do Paulista Sub-17

Ação ambiental conjunta planta 50 mudas de árvores

Vereadores eleitos para 2025 participam de curso promovido pela Escola do Legislativo

Pelo segundo ano consecutivo, pesquisa global do IEEE revela que Inteligência Artificial será a tecnologia mais importante 

CATEGORIAS