Grupo de Comércio Exterior de Araraquara tem primeira reunião

0
324
Parceria entre Prefeitura e CIESP levará conhecimento a indústrias e autônomos da cidade e região

Foi realizada nesta terça-feira (29), de forma online, a primeira reunião com o objetivo de definir detalhes do Grupo de Comércio Exterior (GCE), que será implantado em Araraquara por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). A ideia do grupo surgiu com a intenção de estimular e fomentar a comercialização e a exportação na regional do CIESP Araraquara e Jaú. Os organizadores relatam que existe uma grande quantidade de indústrias e empreendedores na cidade com potencial de exportar seus produtos e para isso precisam de uma orientação e de conhecimento, que serão oferecidos pelo GCE.

A intenção do encontro virtual desta terça foi apresentar o Departamento de Comércio Exterior do CIESP, que conta com as áreas de negociações internacionais, defesa comercial, análise econômica do comércio exterior, apoio e facilitação do comércio exterior, relações exteriores, promoção comercial e de investimentos e serviços de comércio exterior. A abertura foi conduzida pelo 2º vice-diretor da regional de Araraquara, Ademir Ramos da Silva, e pelo diretor titular de Jaú, Fabio Fraschetti. Também houve um depoimento de Marcos Andrade, diretor titular adjunto de Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp e do Ciesp.

A coordenadora regional do CIESP, Michele Delgatti Pelaes, avaliou de forma positiva a reunião. “Falamos como o Departamento de Comércio Exterior atua junto às indústrias para auxiliá-las no comércio exterior, desde pesquisas econômicas, questões burocráticas, orientações de documentos, levantamento de custos, pesquisas dos possíveis mercados em que a empresa pode atuar, então cada área falou especificamente daquilo que ela consegue desenvolver. No final, o encontro foi aberto para perguntas e foram esclarecidas as dúvidas”, relatou.

O grupo passará a se reunir uma vez por mês e o próximo encontro está marcado para o dia 26 de abril, às 9h, novamente de forma online pela plataforma Zoom. “O tema da próxima reunião será definido nos próximos dias. Como as reuniões serão mais temáticas, a pessoa que vai se apresentar estará relacionada ao tema que vamos discutir”, acrescentou Michele.

O Grupo de Comércio Exterior atuará com o propósito de mostrar para as empresas que elas têm potencial e explicando detalhes importantes sobre o funcionamento dos processos e maneiras de captar clientes fora do país e como acontece essa comercialização. Fará parte do cronograma falar sobre documentação e outros processos importantes do tema. Também serão atraídos para o grupo empresas que já exportam e que possam compartilhar seus conhecimentos na área.

Na parceria, a CIESP ficará responsável pelo desenvolvimento do grupo e organização do cronograma de temas, enquanto a Prefeitura apoiará o projeto e auxiliará na divulgação em conjunto com a regional de Araraquara do CIESP.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.