A gratuidade no transporte público, total ou parcial, é garantida por lei para os idosos, portadores de deficiência física e estudantes, mas, em algumas cidades vários casos de fraudes comprometem o beneficio.
Em Araraquara, a CTA – Companhia Tróleibus de Araraquara, oferece desconto de 50% para estudantes, transporte especial para portadores de deficiência e passe-livre para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Controle
Para garantir o desconto de 50%, os estudantes devem comprovar que estão freqüentando as aulas e não podem emprestar o cartão para outra pessoa. O estudante tem direito a 50 passes por mês.
Os idosos (mais de 65 anos) devem somente mostrar a identidade para comprovar a idade. “Fizemos um cartão para controle na catraca, mas dificultou para o idoso”, revela Marisa Inês Brandão de Paula, assistente social da CTA.
Deficientes
Para as pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência é realizado um cadastro e, em seguida, a pessoa passa por uma avaliação da equipe multidisciplinar da CTA. “Caso a pessoa consiga utilizar o ônibus normal, ela recebe uma carteirinha de registro para entrada gratuita dela e, se houver necessidade, do acompanhante. Esse cartão é renovado anualmente. Se não conseguir usar o ônibus normal, ela pode utilizar o transporte especial para cadeirantes”.
A CTA trabalha com dois tipos de transporte especial: o microônibus e a van. O microônibus adaptado para seis cadeiras-de-rodas circula desde 2002, com percurso escolhido pela comunidade. “Existem 200 usuários cadastradas que se reuniram com as instituições e traçaram o caminho que o microônibus deveria percorrer”, diz Marisa.
Por dia, atende cerca de 45 cadeirantes com seus acompanhantes. “Ele roda das 6h30 às 19h e as pessoas vão para onde quiser: trabalhar, estudar ou passear”.
Existe também o transporte porta a porta, em que uma van leva os cadeirantes até consultas médicas e emergências. São atendidos, em média, 13 usuários por dia, todos com horário marcado. São priorizadas as pessoas que não possuem transporte em casa
Itinerário
O percurso muda constantemente, de acordo com a necessidade dos cadeirantes. “Se o usuário mudou de casa ou não usa mais o transporte, nós fazemos a alteração no itinerário”, diz a representante da CTA.
Serviço: as pessoas com dificuldade de locomoção que precisam do microônibus, devem procurar a CTA no último balão da Fonte Luminosa.