Grande mobilização pelo ipê

0
260

Luigi Polezze

No último domingo (27), o ipê do Colégio Progresso recebeu uma poda mais radical. Graças a isso, foi aliviado o peso que fazia seu tronco abrir. Inclusive, é possível observar como os cabos de aço ao redor do tronco estão mais frouxos. Agora que o primeiro passo foi feito, o que virá a seguir?

O Colégio contratou profissionais para várias tarefas: fazer limpeza na rachadura que ameaçava partir a árvore ao meio, aplicar fungicida para ajudar na cicatrização, além de inseticida de forma a prevenir qualquer parasita no tronco. Por último, a rachadura será selada com uma espuma que previne o acúmulo de água no local.

Após a árvore ser tratada, a atenção se voltará à raiz: uma cobertura superficial sobre toda a raiz será feita, acompanhada de adubação apropriada para tentar salvá-la (e garantir sua recuperação). Sobre as expectativas do futuro, elas são incertas.

O ipê é uma árvore sensível, a própria poda pode desencadear uma resposta negativa da árvore. Entretanto, há indicativo de que está enviando seiva para os galhos superiores: isso é sinal de que existe vida no ipê. E, claro, a equipe do Progresso está bastante esperançosa.

Entramos em contato com a Diretora do Colégio Progresso, Leliana Serafim, que afirmou o seguinte:

Existem algumas marcas fortes que ajudam na identidade do Colégio Progresso. Várias delas estão ligadas à natureza: como falar do Progresso sem lembrar da mangueira? Como olhar a frente do Progresso e não se encantar com o imponente ipê?

Há algum tempo estamos cuidando para que o verde continue fazendo parte do Colégio. Chegou o momento de cuidarmos do ipê. Essa é uma árvore centenária e que em seu ciclo de vida, está exigindo de nós um cuidado especial.

No final de semana passado fizemos uma poda de parte de seus galhos que estavam oferecendo risco de queda.

A sensação de ver os galhos caírem foi de muita comoção para mim, mas ao mesmo tempo que meu coração doía, vinha a certeza de que ele vai brotar e continuará enchendo nossos olhos com suas flores maravilhosas. Nos dará a oportunidade de vê-lo com as luzes de Natal, nos lembrando que a esperança e a vida fazem parte de nossos dias. As podas fazem parte da renovação da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.