Ginástica artística da melhor idade presta homenagem aos imigrantes da Itália

0
157

Equipe comandada pelo professor Henrique Sanioto participou de atividade comemorativa no último sábado no Clube Náutico

No sábado (16), a equipe de ginástica artística da melhor idade da Fundesport participou de uma atividade em homenagem aos imigrantes italianos na sede de campo do Clube Náutico. Os integrantes do grupo orientado pelo professor Henrique Sanioto participaram da Caminhada Italiana pela manhã e no período da tarde apresentaram uma coreografia. Após as atividades, eles conheceram e aproveitaram o ambiente de muita natureza do clube.
Henrique Sanioto, responsável pela equipe, explica que um dos conceitos importantes que envolvem o projeto é desenvolver não apenas a atividade física dos integrantes da equipe, como também a parte psicológica. “Um dos objetivos do nosso projeto da ginástica junto à Fundesport e Prefeitura Municipal é que possamos desenvolver o aluno muito além da ginástica. A atividade física passa a ser uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento psicossocial também. A ideia é que, através destas atividades, nós façamos uma ativação neural propiciando os desenvolvimentos físico, social, educacional e psicológico da nossa equipe. E se apresentar no Clube Náutico, que é um local onde muitos alunos nunca foram, ou se foram, às vezes nunca tomaram um banho na cachoeira ou se divertiram de forma livre e espontânea, é uma ação que projeta muita alegria e sensações de bem estar. Quando fazemos esses tipos de atividades, estamos estimulando e aumentando a produção dos hormônios essenciais para a saúde de todos, inclusive dos idosos”, explica.
O professor acrescenta que participações como essa elevam a autoestima dos membros do grupo. “Esse exercício e a prática de apresentações favorecem a grandes sentimentos e emoções. E esse estímulo é fantástico, que eu chamo de desenvolvimento humano. Eles passam a se sentir mais importantes na sociedade. É importante para a cidade, porque eles estão representando a Prefeitura, Fundesport. Em resumo, o trabalho é sumamente importante para a saúde física, mental e espiritual, fatores que todos nós precisamos. Não precisa chegar nessa idade para procurar essas atividades, precisamos fazer isso todos os dias, em todos os momentos, porque dependemos dessas ações de saúde para obtermos sempre a qualidade de vida”, completa Henrique.
O projeto da ginástica artística da melhor idade, vinculado à Prefeitura de Araraquara por meio da Fundesport, é totalmente gratuito e acontece de segunda e quarta-feira, com aulas das 8 às 9 horas, das 9 às 10 horas e das 10 às 11 horas. A inscrição pode ser feita no próprio local da aula, no Ginásio de Ginástica Artística “Gilberto Antônio Maestrello”, no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR). No momento, a ginástica artística da terceira idade da Prefeitura conta com mais de 100 alunos e retomou suas atividades há cerca de dois meses. (Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Deixe uma resposta