Gigantão é oficialmente entregue à população e ao esporte de Araraquara

0
817
Ginásio de Esportes Castelo Branco passou por obras estruturais de quase R$ 4 milhões e foi reaberto na noite desta quarta-feira (15) com jogo do Sesi Araraquara pela LBF
Mais um importante capítulo do esporte de Araraquara foi escrito na noite desta quarta-feira (15), que foi marcada pela reabertura do Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão. Em solenidade realizada com a presença de torcedores, esportistas e personalidades políticas, o prefeito Edinho fez a entrega das obras de reforma do local, que é um dos maiores e mais tradicionais palcos esportivos do interior paulista. A cerimônia contou com transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, onde o vídeo está disponível para visualização.
Em seu discurso, Edinho agradeceu a todos que tiveram participação na reforma do ginásio. “O Gigantão é o maior símbolo arquitetônico da cidade. Realizamos essa obra durante a pandemia, com muitas dificuldades, mas hoje o Gigantão está sendo devolvido ao povo de Araraquara. É uma obra que certamente vai suprir todas as necessidades de investimento para os próximos 20 anos. Nos próximos 20 anos, não será preciso investir em infraestrutura no Gigantão”, assegurou.
O prefeito também enalteceu a tradição do ginásio e garantiu que o local está pronto para ser o cenário de novas lembranças marcantes para os araraquarenses. “O Gigantão está de volta, recuperado estruturalmente, mais bonito, mais forte, para ser o palco de grandes competições do esporte de alto rendimento. O Gigantão está de volta para honrar e ser motivo de orgulho para nossa cidade”, completou.
A vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Thainara Faria (PT), que representou o Legislativo na solenidade, ressaltou a importância do Gigantão para o esporte de Araraquara e de toda a região. “Agradeço ao prefeito Edinho, que não mediu esforços para que esse nosso ginásio continuasse sendo uma grande referência para todas as cidades da região. O Gigantão recebe várias equipes, vários jogos. Quero saudar também o Sesi Araraquara e o Santo André pelo jogo, e agradecer por essa obra que hoje retorna não só ao povo de Araraquara, mas a toda a nossa região”, mencionou.
Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Paulo Landim (PT), Emanoel Sponton (Progressistas) e Edson Hel (Cidadania); a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; o coordenador de Esportes, Lazer e Alto Rendimento, Edio Lopes; o gerente administrativo do Sesi Araraquara, Luiz Carlos Paschoalino Júnior; o diretor do Centro de Atividades do Sesi Araraquara, Ricardo Machado; entre outros secretários, coordenadores e gestores.
O jogo
Na partida que marcou a reabertura do Gigantão, o Sesi Araraquara enfrentou o AD Santo André pela última rodada da Liga de Basquete Feminino (LBF), que é o campeonato brasileiro da modalidade. O time araraquarense entrou em quadra com a liderança assegurada e uma campanha de 16 vitórias e apenas uma derrota, porém o adversário, que é o terceiro colocado, contou com muita eficiência na defesa e nos arremessos de longe para vencer a partida por 68 a 55.
Desfalcada da ala Nany, que se recupera de uma lesão no pé esquerdo, a equipe araraquarense demorou a se encontrar e perdeu o primeiro quarto por 17 a 9. O técnico João Camargo chamou a atenção de suas comandadas, que reagiram e encostaram no placar, que foi encerrado em 30 a 28 para o time do ABC. Na volta do intervalo, o Santo André conseguiu administrar sua vantagem e fechou o período com dez pontos de vantagem: 51 a 41. As meninas de Araraquara tentaram mais uma vez reagir, mas erraram muitos arremates de longe e pararam no bom sistema defensivo do time visitante, que fechou o marcador com a vitória. A ala Sassá, do Santo André, foi eleita a melhor jogadora da partida.
Apesar do resultado adverso, o técnico João Camargo, do time araraquarense, elogiou o Gigantão e a participação da torcida na noite festiva. “Essa arena esportiva é um espetáculo. Fico grato à torcida que veio e lamento não poder ter colaborado para coroar essa festa tão linda com a vitória. Mas, de qualquer maneira, a população de Araraquara está sendo contemplada com um ginásio maravilhoso e é isso que importa. Esperamos fazer a final da LBF aqui e buscar esse título para o Sesi, o que seria uma coisa maravilhosa”, comentou.
Essa foi a primeira derrota do Sesi Araraquara em casa na competição nacional. Na fase de playoffs, o time araraquarense, que é o atual campeão paulista, enfrentará o Sodiê Doces/Mesquita/LSB em série melhor de três jogos.
As obras
O Gigantão passou por obras de recuperação estrutural que contemplou a área interna e externa com os serviços de revestimentos nos pilares e em pontos mapeados na cobertura. Os pontos de trincas e fissuras foram tratados e revestidos com nova massa composta de materiais antiferrugens. A recuperação dos pilares ocorreu com suporte de plataforma hidráulica e máquinas de corte. O serviço de impermeabilização também foi feito no suporte embaixo das arquibancadas, no “porão” do Gigantão. Também foi implantada fibra óptica nas cabines de imprensa para potencializar as transmissões dos eventos esportivos e a velocidade do tráfego de dados. Foi realizada uma revisão da iluminação da quadra, enquanto o piso de madeira flutuante recebeu o verniz de fundo e as linhas demarcatórias das modalidades (basquete, futsal, voleibol e handebol).
História
O ginásio foi projetado em 1967 com o objetivo de ser uma referência esportiva no interior paulista. Foi inaugurado oficialmente no dia 11 de outubro de 1969. Hoje, 52 anos depois de ser inaugurado, o local ficou marcado por momentos memoráveis de modalidades como basquete, vôlei, futsal e handebol, além de shows musicais e até apurações de votos de eleições.
Em 2010, o local sofreu uma ruptura em uma de suas abas externas, o que fez com que ficasse interditado por mais de dois anos. Em 2013, após uma ampla reforma, o local foi novamente entregue à população. Já a atual reforma, que começou com um acordo com o Ministério Público do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, teve início em novembro de 2020.

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.