A parceria da Prefeitura do Município de Américo Brasiliense com o Instituto Gestão Educacional (IGE) e o Instituto Protagonismo Jovem e Educação foi constituída como outras 160 escolas selecionadas no Estado de São Paulo.
O projeto visa implementar um sistema de capacitação, acompanhamento e apoio a gestores de escolas públicas e suas equipes, o estímulo a lideranças participativas e a utilização dos resultados de desempenho escolar como base para possibilitar o aprimoramento da qualidade de ensino.
Das escolas envolvidas no projeto serão selecionadas 10% das que obtiveram melhor rendimento desde a implementação do projeto. O desenvolvimento do projeto se dará através de curso à distância aos gestores por meio de mídia eletrônica, videoconferência e planos de ação; programar seminários e encontros regionais; acompanhamento e apoio aos gestores entre outras propostas.
“Essa parceria junto aos órgãos responsáveis pelo projeto vem ao encontro de nossa política de governo. Desde que assumimos o Executivo, em 1997, colocamos como principal meta dar à população uma educação de qualidade. Durante esse período, foram construídos vários centros de educação e recreação e escolas atendendo todas as faixas etárias da população”, ressalta Cleide Berti Ginato.
Informatização
Um fato que notabiliza a política educacional de Américo diz respeito à informatização. Hoje, todas as escolas estão informatizadas e conectadas à internet. Houve a inclusão do ensino de língua inglesa em todas as séries do ensino fundamental. “Estamos com o projeto educacional que é modelo no Estado, mas sabemos que temos muito ainda a alcançar. Através de parcerias com outras entidades, do aperfeiçoamento profissional de nossos professores e de alguns investimentos na área, creio que conseguiremos atingir nossos objetivos na área”, afirma a prefeita ameriliense.
Piscina aquecida
Como parte de um pacote de obras, a municipalidade iniciou a construção de mais uma piscina aquecida no conjunto aquático do Centro Esportivo “José Galli”.
A piscina será construída na área livre, próxima da entrada principal. Trata-se de uma das reivindicações dos atletas.