OBRAS NO TEATRO
Estivemos no entorno do Teatro Municipal e notamos que muitos tapumes foram instalados ao redor do local.
Questionada sobre o motivo dos tapumes, a Prefeitura respondeu:
As obras do Teatro Municipal foram retomadas e seguem com serviços na área dos banheiros e também no exterior do prédio, com instalação do calçamento.
Vale lembrar que o Teatro Municipal foi interditado em 2017 por estar em péssimas condições que impediam a sua plena utilização e por oferecer riscos à segurança dos seus funcionários, usuários e patrimonial.
Desde então, o espaço vem passando por obras estruturais de recuperação e modernização, uma vez que esta foi a primeira grande reforma que o Teatro recebeu em seus mais de 40 anos de existência.
As obras sofreram atrasos decorrentes do tempo de interrupção provocado pelos mais de 2 anos de pandemia e, em seguida, pelas volumosas chuvas do final de 2022. Com essa retomada, a obra entra na última fase. A previsão de entrega é primeiro semestre de 2024.
TRABALHO NO FERIADO DE FINADOS
No feriado de Finados, a Prefeitura realizou uma intensa operação de limpeza na área não canalizada do Córrego, próximo ao Terminal Rodoviário.
Esta ação visa a garantir a segurança de motoristas e pedestres que transitam na região, evitando acidentes. Carros já caíram no Córrego anteriormente.
CASTRAÇÃO GRATUITA
Araraquara não possui ONGs que cuidem de animais desprotegidos, apenas protetores independentes. A reportagem do JA conversou com uma protetora que destacou a importância da castração móvel nos bairros como medida para reduzir o número de animais abandonados nas ruas. A protetora lembrou que essa prática era realizada com sucesso no passado.
A esse propósito, a Prefeitura informou:
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria do Bem-estar Animal, oferece serviço gratuito de castração de animais à população com renda de até 3 salários-mínimos, em clínica terceirizada.
Este tipo de procedimento foi concentrado em clínica, considerando ser mais seguro para os animais. Dessa forma, a decisão foi não realizar castração móvel nos bairros e, com aprovação do Conselho Municipal de Proteção de Defesa dos Animais, a ideia é estruturar um ambulatório móvel voltado para outros atendimentos que não envolvam procedimentos cirúrgicos.
Atualmente, são realizadas 260 castrações por mês e não há fila para o serviço. Basta o tutor realizar um cadastro no Paço Municipal, no Bem-estar Animal (Parque Pinheirinho), Posto de Atendimento da Vila Xavier, Posto de Atendimento do Selmi Dei e alguns CRAS. Os tutores devem presentar cópia dos documentos pessoais, comprovante de endereço e comprovante de renda de até três salários-mínimos.
Há restrição apenas no caso dos cães das raças braquicefálicas. Os animais devem ter até 40 quilos e até 7 anos.
A partir dos cadastros, o Bem-estar Animal agenda com clínica e entra em contato com o tutor.
UM PASSEIO AGRADÁVEL EM SANTA LÚCIA
Com a vida agitada, às vezes, é importante reservar um tempo para um passeio relaxante. Que tal aproveitar um sábado ou domingo para visitar Santa Lúcia? Você pode relaxar na bela praça da cidade, desfrutar de um lanche ou sorvete e apreciar a tranquilidade que o local oferece. É uma ótima opção, inclusive para ciclistas.
O prefeito Luizinho e os moradores ficarão felizes em recebê-lo.
ARARAQUARA SE MODERNIZANDO
A instalação de totens de monitoramento está tornando Araraquara mais segura. A Praça de Santa Cruz já recebeu o primeiro totem.
Segundo dados fornecidos pela Prefeitura:
Trata-se do primeiro dos quatro totens de comunicação e monitoramento que serão instalados ainda neste ano pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, em áreas de alta circulação de pessoas, facilitando a interação entre a comunidade e o poder público municipal em tempo real, por meio da comunicação direta com o novo Centro de Operações e Inteligência (antiga central de vídeo monitoramento), que foi inaugurado na sexta-feira (10), na sede da Guarda Civil Municipal (GCM).
O COI e os quatro totens fazem parte de um investimento na ordem de R$ 1.8 milhão, que também inclui a substituição das câmeras situacionais e de contexto por câmeras de inteligência artificial, passando de 38 para 140 câmeras em toda a cidade.
A população de Araraquara agradece.
Quem nos acompanhou até aqui tenha um excelente final de semana e até a próxima, se Deus assim o permitir.