GEPOL

0
1049
Foto: JA - Quadro de Ernesto Lia.

Reportagem: Luigi Polezze

ARTISTAS DE ARARAQUARA

A seguidora do JA Maria Christina Pazetto Figueiredo, sobre o Palacete das Rosas, fez uma sugestão e um questionamento:

” Poderia ser um museu, com galeria de arte. Onde estão os quadros do Ernesto Lia, do Paulo Mascia, doados para a Prefeitura. Quem souber me diz, adoraria ver”.

Enviamos a sugestão e questionamento para Assessoria de Imprensa da Prefeitura, que respondeu:

“Os quadros dos artistas Ernesto Lia e Paulo Mascia foram, em sua grande maioria, aquisição via Fundart e fazem parte do acervo da Pinacoteca Mário Yabarra de Almeida.
Existe na coleção Paulo Mascia uma doação do artista para a Biblioteca Municipal, uma doação da Lupo SA, uma doação de Anita Minervino e uma doação que integra o acervo da Escola Belas Artes.
Neste momento, todo acervo da Pinacoteca está em reserva técnica pelo fato da Casa da Cultura estar fechada para reforma.
Para este ano, existe o projeto de exposição sobre a Escola de Belas Artes, a ser realizada na Biblioteca Municipal.
Como já explicado para Luigi Polezze, do JA, em visita ao Palacete, acompanhado do coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, e do assessor de imprensa Tadeu Queiroz, o salão superior do Palacete das Rosas ainda está sendo utilizado como estúdio pela alta demanda de atividades online devido à Covid 19.
Periodicamente, o acervo é aberto ao público em exposições com recortes curatoriais incluindo estas duas coleções (Ernesto Lia e Paulo Mascia).
No entanto, ainda pela pandemia, as exposições foram suspensas desde seu início. A Secretaria Municipal de Cultura está retomando as exposições presenciais, sendo a primeira ” Gabinete Modernista: a passagem de Mário de Andrade por Araraquara”, em cartaz na Biblioteca Municipal.

TEATRO MUNICIPAL

Há muitos anos encontra-se em reforma. O araraquarense que aprecia teatro sempre questiona: quando será reaberto?

Enviamos a pergunta para Prefeifura, que gentilmente respondeu:

” O Teatro Municipal está em obras. O trabalho prossegue na fase de acabamento, que inclui a conclusão do paisagismo, iluminação externa do paisagismo e recuperação do piso em pedra portuguesa na entrada. A previsão é de que o Teatro Municipal seja entregue no segundo semestre.”

RECLAMAÇÃO

Estivemos na Área de Lazer Carlos Benedito Fusari e pudemos constatar que os moradores têm razão. Há aproximadamente um mês, também, fomos requisitados para fazer reportagem no local e o mato já estava alto, como mostra na foto da época.
Atualmente, nem o campo de futebol é possível de ver. Mal se enxergam as traves, conforme se constata na foto.

O DAAE, que é responsável pela limpeza, precisa dar mais atenção à população do Santa Júlia. Afinal, usam o local para caminhadas, exercícios, bate bola entre moradores nos finais de semana.

Vamos dar alegria a eles, limpando o local?

PRAÇA DE SÃO GERALDO

Muitas foram as reclamações da praça devido ao estado deplorável em que se encontrava com mato alto e sujeira.

A reportagem esteve no local e constatou que foi feita uma bela limpeza como pode ser visto na foto.

Moradores do entorno estão felizes com a limpeza e agradecem.

DENGUE

Segundo profissionais da Saúde, a cidade está com grande número de doentes com dengue. É preciso limpar os quintais, observar calhas, pratos de plantas. Enfim, não pode haver acúmulo de água. Por menor que seja.

O serviço de combate ao mosquito não parou. Mas estão esbarrando em problema sério: o acesso aos quintais das casas. Pelo alto número de pessoas se passando por funcionários de correio, entregadores, não existe mais segurança de deixar os funcionários da vigilância entrar para vistoria das residências.

“Eu estava sozinha em casa. Bateram em meu portão dizendo que era da Vigilância. Era um homem sozinho. Fiquei amedrontada e não deixei entrar. Sinto muito, mas não dá para confiar mais em ninguém “. Desabafou Cristina Camargo, seguidora do JA.

A Vigilância terá que arrumar outra forma de fiscalização.

Os tempos infelizmente são outros.

Quem nos acompanhou até aqui tenha um excelente final de semana e até a próxima, se Deus assim o permitir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.