A cidade ganha Centro Formador
Secretaria do Estado agrega valor ao pessoal docente na área da saúde: um jeito de atender mais eficazmente os escolares.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sensível à problemática de formação de pessoal de nível técnico na área da saúde, investe há algum tempo em escolas técnicas. Atualmente, essas escolas são denominadas Centros Formadores de Pessoal para a Área da Saúde (CEFOR) e totalizam 6 no Estado: Araraquara, Assis, Franco da Rocha, Osasco, Pariquera-Açu (Vale do Ribeira) e São Paulo.
O CEFOR/Araraquara, em funcionamento desde junho de 1990, trabalha com a formação e o desenvolvimento de pessoal de nível médio em saúde, em especial, em “Classes Descentralizadas” autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação e pela respectiva Diretoria de Ensino do Município-sede onde cada turma é instalada. Tem uma área de abrangência que envolve 192 municípios paulistas, pertencentes às seguintes Direções Regionais de Saúde/SES – DIR: Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Mais apoio
O CEFOR/Araraquara teve um grande avanço com o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), iniciativa do Ministério da Saúde a partir de ano de 1999, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Ministério da Saúde.
O CEFOR/Araraquara tem oferecido, em suas turmas instaladas na sede da escola e/ou em Classes Descentralizadas, cursos de Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem e Complementação para a Habilitação Profissional de Técnico de Enfermagem e, de Qualificação Profissional de Auxiliar de Consultório Dentário.
Tentáculos
O Centro de Formação de Araraquara tem em funcionamento 49 turmas do Curso de Formação Inicial de Agente Comunitário de Saúde (ACS), atualmente com cerca de 1.500 alunos. Torna-se interessante informar que, em março último, 37 turmas com 1.037 alunos concluíram esse curso.
O Agente Comunitário de Saúde integra as equipes do Programa de Agentes de Saúde (PACS) e o Programa de Saúde da Família (PSF), realizando atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde nos domicílios e coletividade, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, estende o acesso às ações e serviços de informação e promoção social e de proteção da cidadania.