GCM encaminha imagens de casal que abandonou cachorra à Polícia Civil

0
445
Guarda Municipal desamarrou o animal e acionou a Coordenadoria de Bem-Estar Animal.
Crime ocorrido no Jardim das Gaivotas será investigado a partir de cenas fornecidas pelo Programa Câmera Cidadã da Prefeitura


A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, encaminhou para a Polícia Civil as imagens captadas na tarde da última segunda-feira (14) de uma cachorra que foi abandonada na Rua Walter Rodrigues Mourão, no Jardim das Gaivotas, em Araraquara.

As imagens mostram o momento em que um casal abandonou o animal por volta das 13h e o amarrou em um tronco de árvore em uma mata próximo à Rodovia SP 255. A cachorra ficou no local durante toda a noite e permaneceu até a manhã de terça (15), quando foi encontrada por pessoas que chamaram a Guarda Civil Municipal. Os agentes chegaram ao local, desamarraram a cachorra e acionaram a Coordenadoria de Bem-Estar Animal, que fez o recolhimento.

O secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, explicou que a captação das imagens só foi possível graças ao programa Câmera Cidadã, da Prefeitura de Araraquara. “Quem identificou o caso de abandono na mata foi o setor de inteligência da Guarda Civil Municipal através da busca de imagens das Câmeras Cidadãs que temos na região. Esse é mais um trabalho importante desse projeto que está contribuindo sobremaneira para prevenção e também para a repressão criminal e identificação de autores de crimes na cidade. O setor de inteligência da Guarda buscou as imagens e, em um trabalho de pesquisa, de análise, conseguiu aquela cena que já foi divulgada e está na mídia. Isso tudo foi passado para a Polícia Civil, que fará a investigação para chegar à autoria desse delito de maus tratos contra os animais”, esclareceu.

Vale salientar que o programa Câmera Cidadã é uma rede colaborativa pensada para toda a população e feita com sua participação direta, somando câmeras residenciais e do comércio às públicas já instaladas pela Prefeitura.

O secretário destacou ainda a importância de denúncias por parte de pessoas que reconhecerem o casal. “Cabe uma apuração por parte dos órgãos policiais e vamos também esperar uma denúncia. O setor de inteligência colocou o telefone à disposição e se alguém reconhecer as pessoas da imagem pode ligar e repassaremos para a Polícia Civil”, assegurou.

As denúncias podem ser feitas pelos números 153 (Guarda Civil Municipal) ou 190 (Polícia Militar).

Situação da cachorra

Sobre a situação da cachorra, a coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão, explica que não há risco de morte. “A cachorra foi resgatada com sinais de exaustão e desidratação e foi encaminhada para uma clínica, que após 24 horas nos passará um diagnóstico mais detalhado. Ela está muito assustada, mas está reagindo bem e será castrada. Depois de castrada, vacinada e chipada, ela ficará disponível para adoção”, revelou.

Adote um animal de estimação

Vale acrescentar que no próximo sábado (19), a Prefeitura realizará uma Campanha de Adoção de Animais. A ação será realizada das 9h30 às 13 horas no Centro de Adoção Permanente Cão Gabriel, localizado no Parque Infantil. No momento, aproximadamente 550 animais estão disponíveis para adoção em Araraquara, aguardando uma chance de ter um espaço onde possam receber e também doar amor e carinho.

Para adotar um animal, o interessado deve procurar a Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal. O interessado passará por uma entrevista, onde será advertido de todas as responsabilidades e cuidados com relação ao animal. Os animais são todos saudáveis, castrados, chipados, vacinados ou em processo de vacinação.

As fotos dos animais podem ser conferidas na página “Bem-estar Animal Araraquara” no Facebook. Para mais informações, é possível agendar horário para conhecê-los através do telefone (16) 3339-4441, das 7h30 às 14h30. Lembrando ainda que há outros animais acolhidos pela Prefeitura no Canil Siciliano, que também podem receber visitas agendadas através do Whatsapp (16) 98877-7604.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.