N/A

Furp em estado latente

O deputado estadual Edinho Silva quer informações sobre a Fundação para o Remédio Popular. Secretário de Saúde do estado, Giovanni Guido Cerri, que esteve nesta semana na A.L., vai informar oficialmente. "A fábrica de medicamentos, inaugurada pelo então governador José Serra em meados de 2009, até agora não iniciou suas atividades comerciais e opera com menos de 1,5 % da sua capacidade instalada", diz Edinho que lembrou da mobilização regional em torno do investimento, ainda em 2004 e 2005, época em que foi prefeito de Araraquara. "Estivemos por diversas vezes no Governo do Estado para que fosse viabilizada a unidade da FURP na região. Contudo, até agora, efetivamente não conseguimos colher os frutos. Os municípios não tiveram acesso a tudo aquilo que foi elencado de prestação de serviços na área de fornecimentos de medicamentos", explicou o parlamentar.

Audiência Pública

Para o Secretário de Saúde, a demora da produção se deve à busca de parceria público-privada (PPP). O objetivo é que a iniciativa privada, com uma capacidade maior de investimento e transferência de tecnologia, acelere os processos que faltam para a unidade funcionar. Até agora, duas empresas apresentaram propostas.

Despartidarizar

Em sua manifestação na Comissão de Saúde, Edinho falou sobre a importância de não partidarizar o debate sobre saúde pública. Ressaltou o esforço do Governo Federal em equacionar os problemas da área. O repasse do Governo Lula para o Governo de São Paulo na área passou de R$ 383 milhões em 2003 para mais de R$ 4,6 bilhões em 2011. "O SUS vai passar por uma reforma quando entendermos que ele é resultado de um esforço federativo. Não existe mocinho ou vilão neste debate. Precisamos despartidarizar essa questão", conclamou.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bibliotecas Municipais mantém o horário de funcionamento no mês de março

Fatec Araraquara abre inscrições para Curso de Inclusão Digital

Atenção, Araraquara!

Previsão do tempo para o Carnaval: Defesa Civil alerta para altas temperaturas em SP

Vamos ler mais?

CATEGORIAS