Desde janeiro de 2005, impulsionado pela presidência da primeira-dama, Ana Cláudia, com o apoio das voluntárias, dá excelentes resultados os quais são acompanhados pela população santa-luciense.
Uma forja de generosidade
De 2005 até agora, a presença do Fundo Social de Santa Lúcia é significativa para a população. Qualidade de vida da família e renda em decorrência dos cursos apresentados e que transcorrem no maior clima de fraternidade. É gente que deseja aprender para melhorar a qualidade da alimentação em casa e até aumento da renda familiar, eis que os produtos elaborados são vendidos aos amigos e clientes. Tem sido notável a presidência da Ana Cláudia ao reunir voluntárias e oferecer cursos da mais alta utilidade. Uma verdadeira promoção social, com muita amizade.
Bom e de graça
O trabalho realizado pelo Fundo Social é feito de forma gratuita à população de Santa Lúcia. São mais de 60 pessoas ao dia, realizando alguns dos vários cursos profissionalizantes e de geração de renda, oferecidos a todos indistintamente.
Os cursos são elaborados de forma tal que possam atender as necessidades de homens e mulheres que gozam da cidadania plena. São especiais para ajudar na renda familiar e, assim, melhorar a qualidade de vida e a auto-estima de todos.
As barreiras
“Muitas foram as dificuldades encontradas no início de gestão, encontramos uma estrutura totalmente falida, mas, graças a Deus e com o esforço de todos os voluntários e a população, conseguimos dar a volta por cima e, hoje, oferecer qualidade nos cursos e podendo ajudar a todas as famílias de Santa Lúcia. Essa é nossa meta de trabalho, ajudar a todos.
É com esse trabalho que prosseguiremos, e nossa recompensa está na satisfação das pessoas que comparecem nos cursos e elogiam nosso trabalho que, com certeza, é feito com muito carinho para o bem-estar de nossa população”, afirma o prefeito Junior.
Certificados
A presidente do Fundo Social, Ana Cláudia, afirma que foi realizado no dia 13 deste mês, das 8 às 16h, um curso oferecido pela CAT, com 24 pessoas. “Processamento Artesanal de Soja” que resultou em entrega de certificados e apostilas.
Cronograma Fundo Social
Dia Curso Prof./Vol. Horário Quant. Pessoas
Segunda-feira Corte de cabelo Márcia Das 14h às 17h 8
Segunda-feira Bordado em pedraria Paula Das 14h às 16h 9
Terça-feira Manicure Márcia Das 14h às 17h 12
Terça-feira Pintura Marlene Das 13h30 às 16h 11
Terça-feira Bordado em linha e outros Fatinha Das 19h às 21h 13
Terça-feira Bordado em chinelo Paula Das 19h às 21h 12
Quarta-feira Crochê Lucia Das 13h30 às 16h 12
Quarta-feira Caixas de presentes Michele Das 14h às 16h 10
Quinta-feira Bisqui Michele Das 14h às 16h 11
Quinta-feira Corte e costura básica Ilda Das 13h às 17h 10
Sexta-feira Curso de bijuteria a partir deste julho
Cronograma Padaria
Dia Professora Horário Quant. Pessoas
Terça-feira Marisa Das 13:00 h às 16:30 h 11
Terça-feira Marisa Das 19:00 h às 22:00 h 11
Quinta-feira Marisa Das 13:00 h às 16:30 h 11
Quinta-feira Marisa Das 19:00 h às 22:00 h 11
Cursos Realizados
Neste 2007, o Fundo Social realizou 17 cursos avulsos, sendo 2 dias por semana:
– Ovos de páscoa trufado, ferrero rochê e sensação, com 12 pessoas por dia de curso, no horário das 13 às 17h, com a Profa. Marisa;
– No mês de maio, realizamos o curso “Aprendendo a fazer trufas”, com vários recheios. Tivemos 12 turmas, com 14 pessoas cada: Profa. Marisa.
Envolvemos 10 pessoas das Fazendas São Luiz, Contendas e Monte Verde em todos os referidos cursos.
Neste mês, vamos iniciar a partir das fazendas, os cursos Soja, juntamente com as massas Ravióli, Rondelli, Caneloni, Lazanha, etc. O interesse da comunidade estimula a realização de cursos bons. Todos ganham com essa iniciativa onde o Fundo Social ensina a “pescar”, embora tenha momento de apoio direto às famílias com a entrega de “peixes”.