O Fundo Social de Américo Brasiliense, através da presidente Elisabete Marli Neremberg Vieira, presta contas à população.
“Notando a crescente procura, nos empenhamos para procurar e reformar local que se adequasse às necessidades dos munícipes. Em março de 2007, foi inaugurado o Fundo Social de Solidariedade de Américo Brasiliense, unidade assistencial sem fins lucrativos, à Rua Benedito Storani, 639, (antigo prédio da Biblioteca).
Com a adaptação e reforma do prédio e do galpão, foi montada uma cozinha devidamente equipada, um depósito, cinco sanitários (2 masculinos, 2 femininos e 1 para pessoas com necessidades especiais).
Assim, realizamos um trabalho para sensibilizar a sociedade e valorizar as pessoas, proporcionando canais de comunicação, convívio social, troca de experiências e, por conseguinte, resgatar a auto-estima de cada um, inserindo-o no mercado de trabalho.
Projetos
Jogos Regionais do Idoso – Jori. Américo Brasiliense participou com vários atletas, masculino e feminino, inscritos nas modalidades de atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, truco, voleibol e xadrez.
Campanha
O Fundo Social agradece a colaboração da população e entidades que fizeram doação de 38 mil agasalhos, nos três últimos anos.
Voluntárias
As pessoas que auxiliam o Fundo Social oferecem cursos de crochê, bordado em fitas e chinelos, decoupage, flor de laranjeira, bijuterias, panificação, chocolates, dança de salão dança de rua, ponto-cruz, corte e costura. Ação espetacular para a auto-estima e aumento da renda familiar.
Parcerias
Empresas e instituições também auxiliam e oferecem cursos, como o de preparo de chocolate e confecção de Ovos de Páscoa (Art Fest – Américo Brasiliense); "Alimente-se bem" do SESI – Serviço Social da Indústria de Araraquara, que traz a conscientização, noções de higiene e aproveitamento integral dos alimentos e seus valores nutritivos.
O SESI também ofereceu o curso de capacitação em Corte e Costura, além dos cursos em padaria artesanal (FUSSESP – Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo) e capacitação no uso da Soja (Fundo Social de Araraquara e FUSSESP). Todos os cursos foram devidamente certificados.
Soluções
A nossa presidência criou o projeto "Costurando Soluções", em parceria com o FUSSESP. Em 2006, obteve um repasse de verbas no valor de R$ 10 mil, usadas na compra de máquinas de costura, ferros e tábuas de passar, entre muitos outros itens. No inicio deste ano, com a liberação de convênio de R$ 14 mil, o Fundo Social de Américo Brasiliense vai adquirir novo maquinário e equipamentos indispensáveis para a continuidade do projeto.
Terapia
O Fundo Social atua como participante no curso de Terapia Comunitária, oferecido pelo CENPE – Centro de Pesquisas da Infância e Adolescência "Dante Pereira Leite" – Unesp/Araraquara. Em parceria com a IESA, essa presidência presta, desde outubro de 2007, assistência a pessoas que necessitam resgatar sua auto-estima.
Eventos
O Fundo Social também participa e organiza eventos pela cidade, como o "I Concurso Miss terceira Idade", campanha de arrecadação de alimentos na Copa Novamoto de Motocross, e apoio ao Solidariedade Rodeo Fest, em parceria com o Lions Clube buscando angariar verbas para compra de cadeiras de rodas, muletas, cadeiras de banho, colchões caixa de ovo, destinado às pessoas que necessitam de tais materiais e outros serviços.
Doações
O Fundo Social de Américo Brasiliense, por fim, também aceita e recebe diversas doações. Até o momento, já recebeu inúmeros itens, como: eletroeletrônicos, utilidades domésticas, móveis, livros e revistas, confecções, materiais de construção e alimentos. (Mais informações pelo (16) 3392-4061).