Fundação Araporã realiza oficinas gratuitas no MAPA esta semana

0
446
Oficina "As pegadas da minha rua".

Oficinas de cerâmica e “As pegadas da minha rua” serão realizadas, respectivamente, sexta e sábado; as inscrições estão abertas e são gratuitas

A Fundação Araporã, em parceria com o MAPA (Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara), abre as inscrições para mais um ciclo de oficinas gratuitas. Nesta semana serão realizadas duas oficinas: de cerâmica e “As pegadas da minha rua”.

Com fomento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) por meio do 8º Prêmio Darcy Ribeiro, o projeto “No museu e nas calçadas: ciclo de oficinas do MAPA” ganha uma nova formatação e as duas oficinas serão realizadas de forma presencial, sendo que crianças pequenas devem ser supervisionadas por um adulto. As atividades serão realizadas pelo grupo de Estudos em Museologia e Patrimônio (GEMP) da Fundação Araporã e com apoio do MAPA.

Nesta sexta-feira, 08 de abril, a oficina de cerâmica será realizada no MAPA, às 14 horas, oferecendo a experiência de conhecer algumas técnicas de produção cerâmica indígena, com foco na técnica do “acordelado”. Muitos povos indígenas usam o acordelado para fazer suas panelas, suas urnas funerárias, seus pratos e muitos outros utensílios de barro. Participar dessa oficina possibilita a chance de aprender e perpetuar uma memória indígena. (15 vagas).

Depois, no sábado, 09 de abril, a oficina “As pegadas da minha rua” acontece em um encontro no Parque Infantil (na Rua Padre Duarte esquina com a Av. São Geraldo), às 9h30. A atividade implica em um percurso pela cidade a fim de identificar e levantar as condições que se encontram as pegadas de dinossauros, mamíferos e outros vestígios de animais que transitavam por Araraquara, há 135 milhões de anos, e cujo as marcas encontram-se nas lajes de arenito espalhadas pelas calçadas da cidade (15 vagas).

Além das oficinas desta semana destinada ao público geral, o projeto também desenvolverá atividades específicas com: os estudantes das EMEFs Hermínio Pagotto e Henrique Scabello, os estudantes do Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) e os funcionários e funcionárias dos museus de Araraquara.

Toda a programação é gratuita. Vale destacar que o programa da Fundação Araporã vem sendo desenvolvido em parceria com a MAPA desde junho de 2019. O projeto foi executado de forma on-line em 2021, em momento de maiores restrições por motivo da pandemia, com fomento ProAC Expresso Lei Aldir Blanc N 44/2020 – “Prêmio por histórico de museus de São Paulo”.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas nas redes sociais – Facebook e Instagram – da Fundacão Araporã (@fundacaoarapora). O MAPA está localizado à MAPA na Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal, no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:

Oficinas do projeto “No museu e nas calçadas: ciclo de oficinas do MAPA”

Inscrições pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAZPyn3oeDgpOcPnCwpH5g6GfqWgTuTz6tqAPYjchkS-Lq6w/viewform

– Sexta-feira (08 de abril): Oficina de Cerâmica (15 vagas)

Local: MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal – Centro)

Horário: 14 horas

– Sábado (09 de abril): Oficina “As pegadas da minha rua” (15 vagas)

Local: Parque Infantil (na Rua Padre Duarte esquina com a Av. São Geraldo – Centro)

Horário: 9h30

Programação gratuita

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.