A história do I Fórum da Juventude de Araraquara pode ser encontrada no site da ONG Aracati. No mesmo site podem ser encontrados os resumos de 130 histórias de mobilização juvenil de todo o Brasil.
Para ler o resumo do I FMJ de Araraquara basta acessar www.aracati.org.br no item Leia as histórias, Destaques – Sudeste, São Paulo – Litoral, interior.
Das 130 histórias, 8 foram selecionadas para fazer parte de um livro sobre mobilização juvenil. Será lançado em maio de 2005, projeto em parceria da Aracati com a Fundação Kellog.
A Aracati é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de participação social no Brasil. Entre suas principais atividades desenvolve projetos de formação e mobilização juvenil e oferece apoio e consultoria para fortalecer o trabalho de outras organizações.
Fórum de Juventude
Ocorreu em abril do ano passado, em Araraquara. Serviu como modelo e referência para o tema juventude, algo novo para os governos. O FMJ foi um marco para a juventude araraquarense, pois surgiu da iniciativa juvenil, dialogando diretamente com o poder público por intermédio da Coordenadoria de Participação Popular.
Durante três dias, Araraquara se transformou em um espaço de manifestação e discussão de questões juvenis. Reunida na Escola Bento de Abreu, a juventude local transformou os anseios e necessidades da população jovem em propostas de políticas públicas. Entregues ao poder público, poderão servir como diretrizes na elaboração das políticas municipais para a juventude.