O primeiro semestre vai embora e, com ele, outra fração de nosso tempo em busca de conhecimento formal, subordinado às regras. O período muito esperado das férias é para descansar, dormir e fazer tudo o que se gosta e sem as tais regras, não é mesmo?
Assim aceite o convite e pule num "Balão Mágico", vá aonde sua criatividade levar. Numa ilha, trilha ou praia (mesmo no frio, por que não?) e leve um livro, leia jornais do dia e faça síntese, conte uma história sobre o texto. Goste de contar histórias… qualquer uma, dê asas à imaginação. Afinal você terá vestibular e a redação tem peso. Leia, entenda o significado das palavras, deixe o dicionário por perto e, depois de reunir informações, cuidado com a qualidade de seu texto que oportu-
namente será analisado, é fundamental para sua aprovação na universidade. Obviamente respeitadas as suas aptidões.
A viagem neste "Balão Mágico" tem sentido porque seus pais certamente não estarão de férias e têm dia a dia rotineiro, cheio de afazeres. A "viagem" torna-se valiosa por isso mesmo. Nada melhor do que ler para criar fatos, buscar personagens e lembrar de que você é protagonista de seu destino.
Ensino superior tem tantos cursos que levam
dúvida ao jovem, plenamente natural.
Vale escolher, sem pressões!
Escolha do
Emprego
A escolha do curso, em termos de futuro, significa o leque de empregos. Por isso, antes do curso ou da faculdade é interessante um mergulho em seu interior para se perguntar: quem sou, o que desejo da vida, qual a profissão que me deixará feliz, realizado de verdade? Se não tiver resposta hoje, leia mais, investigue as profissões e na hora certa faça a escolha. Pensando que "nunca" não existe e "nada" é pra sempre.
Estudos recentes indicam que a juventude não está almejando cargos diretivos, mas, um lugar bom para realizar seus sonhos de produzir para a sociedade e participar da construção de um mundo melhor.
Ótica ampla
Em cada curso existem pessoas contrárias, outras favoráveis. Essa a razão de você ser bem informado antes de decidir o caminho. Vale ouvir família e profissionais da área cobiçada e usar a tecnologia para pisar em terra firme.
Só para exemplificar, alguns dizem que o Direito não é aconselhável devido ao número elevado de advogados. Mas, uma questão essencial: se o Direito propicia habilitação para concurso de Promotor, Magistrado, Procurador do INSS e muitas outras áreas, inclusive departamento trabalhista independente e outras possibilidades empresariais, como afirmar que é um ramo estressado?
Vá em frente, boas férias, durma e viaje no seu "Balão Mágico" para somar emoções. Elas garantem a qualidade de sua vida baseada nos princípios de uma
cidadania plena.
(Votos da Leliana em
nome do Progresso)