O curso Sebrae Ideal, promovido pelo Sebrae no Sincomércio, ofereceu treinamento para 27 pessoas, focando-se em políticas públicas e sociais voltadas ao desenvolvimento local e tendo como referência a atuação das micros e pequenas empresas. As cinco semanas de duração do curso terminaram no último sábado e contaram com a participação de nove facilitadores, divididos entre psicólogos, filósofos, economistas entre outros. Para encerrar essa etapa do curso, os alunos unidos plantaram uma árvore, simbolizando a vida, a continuidade e o crescimento.
Composto por 10 módulos de 8 horas cada (carga total de 80 horas), teve como objetivo desenvolver habilidades e atitudes de liderança e também fornecer conhecimento e capacitação para atuação em políticas públicas e sociais.
No final do curso, após apresentação dos 27 projetos propostos para serem desenvolvidos, foram selecionados dois deles para elaboração. O primeiro visa o apoio às cooperativas comunitárias e denomina-se Núcleo de Cooperativas Ideal de Araraquara. “Esse projeto vem ao encontro do que a Prefeitura Municipal pensa e já está no orçamento de 2005, aprovado pelo Orçamento Participativo”, informa Sérgio Sgobbi, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico. O segundo projeto enfatiza o Turismo de Negócios.
O curso Sebrae Ideal buscou desenvolver e identificar nos empreendedores a capacidade natural de liderança, preparando-os para participar das entidades que os representam e ampliar a presença da micro e pequena empresa nos organismos de classe e setoriais.
Araraquara recebeu o curso Sebrae Ideal em função do prefeito Edinho Silva ter sido reconhecido pelo Prêmio Governador Mário Covas para o “Prefeito Empreendedor”. Edinho foi considerado um grande líder que incentiva e fortalece a cultura empreendedora no município e região, aliando ações planejadas a políticas públicas e associativismo.