Formatura da 5ª turma de Promotoras Legais Populares de Araraquara acontece neste sábado (16)

0
217
Coletivo Bennu realiza a cerimônia às 19h no anfiteatro do Sesi Araraquara


Neste sábado (16), às 19h, será realizada a formatura da 5ª turma do curso Promotoras Legais Populares (PLPs) “Carolina Maria de Jesus”, que acontecerá no anfiteatro do Sesi (Av. Octaviano de Arruda Campos, 686, Jardim Floridiana). O curso PLPs é organizado desde 2018 pelo Coletivo Bennu em parceria com a Coordenadoria Executiva de Políticas para Mulheres (CEPPM) e Centro de Referência da Mulher (CRM).

A coordenadora de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima, que também é uma Promotora Legal Popular, explica que a formação e voltada exclusivamente para mulheres e tem como objetivo a ampliação e fortalecimento do conhecimento sobre seus direitos, dos caminhos de acesso à justiça e combate a todas as formas de preconceito e discriminação. “Com a atenção voltada para as desigualdades de gênero e a posição de vulnerabilidade que a mulher ocupa dentro da sociedade brasileira, o curso se estrutura a partir de uma formação social e política que prioriza as formas de luta pela equidade e reconhecimento efetivo da mulher como sujeito de direitos. O projeto, portanto, é voltado para mulheres como forma de aplicação de uma ação afirmativa”, explicou.

A formatura encerra um ciclo de formação em que as mulheres, enquanto Promotoras Legais Populares, poderão atuar como lideranças comunitárias capacitadas em noções básicas legislativas, direitos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário, políticas públicas e transversalidade de gênero, direito à cidade, violência doméstica dentre outras temáticas pertinentes aos contextos relativos às mulheres nos territórios e no município. Dessa forma, as PLPs assumem o compromisso de atuar em defesa dos direitos e políticas públicas que eliminem a discriminação e a violência contra as mulheres, buscando construir uma sociedade onde predominem a paz e a justiça social.

Grasiela também falou sobre Carolina Maria de Jesus. “A femenageada e quem dá o nome à 5ª Turma de PLPs é a escritora, compositora, cantora e poetisa Carolina Maria de Jesus, representando a força criadora e criativa de uma mulher negra determinada a viver pelo seu ideal de vida. Sua trajetória repleta de dores e superação, simboliza, como afirma seu biógrafo Tom Farias, ‘a luta sofrida, não só das mulheres pobres e humildes, mas a luta em prol do dia seguinte, do dia necessário para sobreviver, do dia sem vencedor e sem vencidos’. Dessa forma, Carolina Maria de Jesus é o símbolo das Marias de Luta que existem em cada canto da nossa cidade, do nosso país, e que representa os ideais e o espírito de luta das PLPs”, mencionou.

Em Araraquara, o movimento social feminista das Promotoras Legais Populares tem realizado importantes ações em defesa dos direitos humanos das mulheres, no enfrentamento à violência de gênero, na defesa da democracia e da participação popular e na discussão e proposição de políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida das mulheres, especialmente as mais vulnerabilizadas da nossa cidade.

SERVIÇO

Formatura de Promotoras Legais Populares
Data
: Sábado, 16/12/2023
Horário: 19h
Local: Sesi
Endereço: Av. Octaviano de Arruda Campos, 686 – Jardim Floridiana (Vila Xavier)

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.