Fomento para diagnóstico precoce de câncer é reivindicado à Prefeitura

0
353

Vereador João Clemente (PSDB) visa à promoção da saúde

Na quarta-feira (27), o vereador João Clemente (PSDB) enviou a Indicação nº 4.720/2021 à Prefeitura, apontando a necessidade de um protocolo municipal para que ocorra um fomento do diagnóstico precoce para cânceres.
“A ideia é promover estudos visando ao incentivo de um percurso municipal profilático com viés oncológico. Propomos um acordo entre as mais diversas instituições de ensino, tais como escolas técnicas e de nível superior, instituições privadas e públicas de saúde, aglutinando então esferas potentes e ações conjuntas, para que possam se distribuir no município com informação, atendimentos visando à prevenção, promoção e proteção da saúde”, explica o parlamentar.
“A implementação de ações profiláticas na área da saúde traz inúmeros benefícios à população e são citadas nos mais diversos documentos estruturais do Sistema Único de Saúde (SUS), tais como na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990; no artigo 5°, inciso III, a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. Dados de 2021, colhidos pela equipe do Instituto OncoGuia, informam que, a cada ano no Brasil, cerca de 700 mil pessoas recebem o diagnóstico de câncer e 225 mil perdem a vida”, completa Clemente. (Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.