A Banda do Fuá, precursora na cidade dos desfiles não convencionais, está de volta, se organizando e ensaiando suas cordas, metais e gogós para se espalhar pelas ruas da Vila Xavier neste dia 10 de fevereiro, saindo do Bar Ponto Chic e finalizando no Restaurante Empporium.
A banda foi idealizada, no início da década de 70, por amigos moradores da Vila Xavier e freqüentadores do Bar Ponto Chic. O desfile se desenvolvia como uma pândega ruidosa, musicalmente anárquica (seus componentes assopravam instrumentos sem saber tocá-los – bombardinos, tubas, trombones, clarinetas… emprestados ou alugados do famoso “Ranca Toco”) tendo como “cobustivi” – parafraseando Adoniram Barbosa – um barril de chope que ia em cima de uma carroça ou num carrinho de rolimã. O “préstito” saía e retornava ao bar após percorrer algumas ruas e avenidas da Vila Xavier. O evento ocorria normalmente no sábado de Aleluia.
Entre seus idealizadores e participantes: Mario Bellarde Filho (Marinho), Mario Gobatto (Piazza), Arquimedes Alves (paturi), Antonio Carlos Celli (Lua) e Tadeu Alves dos Santos, garantindo a bebida Osmar Martes que, na época, representava a Skol.
Ironia e irreverência pautavam a “zueira”. Com o Tempo os pioneiros dispersaram-se pelo país em busca de melhores condições profissionais e a banda entrou em recesso. No final da década de 90 amadureceu-se a idéia de seu retorno, com duas mudanças conceituais: o desfile sairia no sábado precedente ao do Carnaval e as músicas seriam tocadas harmoniosamente, por músicos conhecidos.
Com efeito, no verão de 2000, marchas, frevos e sambas de Chiquinha Gonzaga, Capiba, Nelson Ferreira Lamartine Babo, Paulo Portela, Nelson Cavaquinho, Zé Ketty e tantos outros, a banda do Fuá retomou os desfiles em parceria com a Turma do Funil. O trajeto saia do bar Ponto Chic, cruzava a cidade pelo pontilhão da Duque de Caxias e desembocava no Restaurante Velho Armazém, no bairro do Carmo, levando milhares de foliões e admiradores às ruas da cidade.
Foram quatro anos consecutivos, uma posterior pausa para repensar a estrutura (com maior enfoque à segurança e conforto aos brincantes), e devidamente reestruturada, a banda do Fuá, agora sem parceria com a Turma do Funil, volta para colocar o “bloco na rua”, abrindo o Carnaval 2007, em trajeto remissivo aos primórdios (somente pela Vila Xavier), saindo do Bar Ponto Chic e chegando ao Restaurante Empporium, para trazer às ruas do bairro música, dança e alegria. Com as melhores composições do cancioneiro carnavalesco, atraindo moradores de toda a cidade e região.
Carnaval 2007
A concentração será a partir das 19h no bar Ponto Chic e os desfiles acontecerão pelas ruas e avenidas da Vila Xavier até o Restaurante Empporium, com direito a mais uma hora de “barulho” na dispersão.
A segurança ficará a cargo de 40 profissionais, com cordão de isolamento. A animação é garantida pelos músicos da banda: Leandro (cavaco), João Apache (baixo), Carlos Cavaquinho (vocal), Bagdá (vocal), Rafael (trombone), Toninho (trompete), Marcão, Noé e Amarelinho (percussão).
Serviço
Os Kits de Adesão da Banda do Fuá 2007, estão à venda no Bar Ponto Chic e no Restaurante Empporium a R$20, com direito a seis (6) vale-bebidas (cerveja ou água) ou R$15 sem o vale referido. A idade mínima dos brincantes é de 14 anos. (Salomão, pela Banda do Fuá)