Folia de Momo

A Banda do Fuá, precursora na cidade dos desfiles não convencionais, está de volta, se organizando e ensaiando suas cordas, metais e gogós para se espalhar pelas ruas da Vila Xavier neste dia 10 de fevereiro, saindo do Bar Ponto Chic e finalizando no Restaurante Empporium.

A banda foi idealizada, no início da década de 70, por amigos moradores da Vila Xavier e freqüentadores do Bar Ponto Chic. O desfile se desenvolvia como uma pândega ruidosa, musicalmente anárquica (seus componentes assopravam instrumentos sem saber tocá-los – bombardinos, tubas, trombones, clarinetas… emprestados ou alugados do famoso “Ranca Toco”) tendo como “cobustivi” – parafraseando Adoniram Barbosa – um barril de chope que ia em cima de uma carroça ou num carrinho de rolimã. O “préstito” saía e retornava ao bar após percorrer algumas ruas e avenidas da Vila Xavier. O evento ocorria normalmente no sábado de Aleluia.

Entre seus idealizadores e participantes: Mario Bellarde Filho (Marinho), Mario Gobatto (Piazza), Arquimedes Alves (paturi), Antonio Carlos Celli (Lua) e Tadeu Alves dos Santos, garantindo a bebida Osmar Martes que, na época, representava a Skol.

Ironia e irreverência pautavam a “zueira”. Com o Tempo os pioneiros dispersaram-se pelo país em busca de melhores condições profissionais e a banda entrou em recesso. No final da década de 90 amadureceu-se a idéia de seu retorno, com duas mudanças conceituais: o desfile sairia no sábado precedente ao do Carnaval e as músicas seriam tocadas harmoniosamente, por músicos conhecidos.

Com efeito, no verão de 2000, marchas, frevos e sambas de Chiquinha Gonzaga, Capiba, Nelson Ferreira Lamartine Babo, Paulo Portela, Nelson Cavaquinho, Zé Ketty e tantos outros, a banda do Fuá retomou os desfiles em parceria com a Turma do Funil. O trajeto saia do bar Ponto Chic, cruzava a cidade pelo pontilhão da Duque de Caxias e desembocava no Restaurante Velho Armazém, no bairro do Carmo, levando milhares de foliões e admiradores às ruas da cidade.

Foram quatro anos consecutivos, uma posterior pausa para repensar a estrutura (com maior enfoque à segurança e conforto aos brincantes), e devidamente reestruturada, a banda do Fuá, agora sem parceria com a Turma do Funil, volta para colocar o “bloco na rua”, abrindo o Carnaval 2007, em trajeto remissivo aos primórdios (somente pela Vila Xavier), saindo do Bar Ponto Chic e chegando ao Restaurante Empporium, para trazer às ruas do bairro música, dança e alegria. Com as melhores composições do cancioneiro carnavalesco, atraindo moradores de toda a cidade e região.

Carnaval 2007

A concentração será a partir das 19h no bar Ponto Chic e os desfiles acontecerão pelas ruas e avenidas da Vila Xavier até o Restaurante Empporium, com direito a mais uma hora de “barulho” na dispersão.

A segurança ficará a cargo de 40 profissionais, com cordão de isolamento. A animação é garantida pelos músicos da banda: Leandro (cavaco), João Apache (baixo), Carlos Cavaquinho (vocal), Bagdá (vocal), Rafael (trombone), Toninho (trompete), Marcão, Noé e Amarelinho (percussão).

Serviço

Os Kits de Adesão da Banda do Fuá 2007, estão à venda no Bar Ponto Chic e no Restaurante Empporium a R$20, com direito a seis (6) vale-bebidas (cerveja ou água) ou R$15 sem o vale referido. A idade mínima dos brincantes é de 14 anos. (Salomão, pela Banda do Fuá)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Espetáculo infantil neste sábado no Sesc Araraquara

“Rumo ao Natal” em Araraquara

Curso “Crie Seu Brechó Online”, neste sábado no Sesc Araraquara

Oficina neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS