Os praticantes do atletismo da Fundesport são acompanhados por alunas estagiárias do 4º ano de Fisioterapia da Uniara, o que diminuiu a incidência das lesões sofridas pelos atletas. Para as futuras fisioterapeutas, a experiência está sendo bastante proveitosa por servir de estágio e colocá-las em contato com lesões só possíveis de serem observadas em atletas. Isto é possível devido a um convênio firmado entre a Fundesport e a Clínica de Fisioterapia da Uniara.
As estagiárias acompanham todo o treinamento dos atletas, orientando quanto à importância do alongamento e do aquecimento antes de iniciar os exercícios como uma das formas de se evitar lesões, determinando os tipos de alongamento e ajudando para que se alonguem de forma correta e trabalhando na reabilitação do atleta e na sua volta segura à prática esportiva depois de sanada a lesão. Os atletas também são acompanhados durante as competições.
A estagiária Adriana Soto, que acompanha os atletas desde janeiro, conta que está gostando muito da experiência e que, após a formatura, deverá se especializar nessa área. “A fisioterapia desportiva trabalha primeiramente com a prevenção para evitar a reabilitação. Por isso, há orientação e acompanhamento dos atletas no momento do treino e das competições, para evitar lesões”, conta. Caso essas lesões ocorram, os atletas são levados para a Clínica de Fisioterapia da Uniara, onde são atendidos pela aluna estagiária Isabelle Campana, sob a supervisão de professores.