A Caixa Econômica Federal lança linha de crédito para financiar imóveis novos, usados ou planta com taxa predefinida.
Com o crédito imobiliário lançado pela CEF, o comprador sabe o valor de todas as prestações, do começo ao fim do financiamento. As taxas da nova modalidade de empréstimo foram anunciadas, nesta semana, estão disponíveis nas Agencias da Caixa. Visa incentivar a classe media que não optava pelo financiamento pela incerteza dos juro.
O financiamento terá juros prefixados a partir de 11% ao ano e não terá a TR (Taxa Referencial), índice que corrige os depósitos da poupança que gira em torno de 2,5% ao ano. O empréstimo cobre até 80% do valor do imóvel.
O prazo de pagamento é de 15 anos o que corresponde a 180 meses.
A taxa de Juros pode ser prefixada ou pósfixada e com isso as instituições terão a oportunidade de oferecer diferentes serviços para o cliente.
Formas de Pagamento
A taxa de juros a partir de 11,9% é calculada para quem financiar imóveis no valor de até R$ 130 mil. A pessoa que optar pela abertura de conta corrente pode ter as parcelas debitadas automaticamente e pagará o mesmo índice como se o desconto fosse em folha (holerith).
Esse mesmo valor, pago em carnê, terá índice de 12,9%. O juro máximo é de 14,5% para imóveis acima de R$350 mil.
“Juros muito altos”
Para o diretor Roberto Massafera, a nova linha de credito não vai interferir nas vendas pois os juros são muito altos. “O salário é corrigido pelo índice de inflação, que gira em torno de 3% ao ano, o que é muito pouco perto dos 11% anuais cobrados pela Caixa”, explica.
Ele acredita que essa nova modalidade de crédito induz o trabalhador à inadimplência. “A Caixa tem a obrigação de fazer um financiamento com juros mais baratos ou subsidiados, já que lucra muito com o dinheiro do trabalhador”.